-->

Decisão do TSE prejudica Gabeira e Roseana

Publicidade
 
No Rio de Janeiro

Fernando Gabeira
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que os partidos coligados regionalmente não poderão apresentar em suas propagandas a imagem e a voz de militantes de partidos que tenham outra coligação em nível nacional.

Na prática, o principal atingido é Fernando Gabeira (PV-RJ), candidato do Partido Verde (PV) ao governo do Rio de Janeiro. Apesar de PSDB e o PV estarem coligados regionalmente, Gabeira não poderá contar nem com a participação dos candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Em consulta do ministro Aldir Passarinho, o PPS — que está coligado com o PV, o PSDB e o DEM, no Rio de Janeiro — fez duas perguntas ao tribunal, que foram respondidas negativamente pelos ministros.

Na primeira, o partido queria saber se “pode o candidato a cargo majoritário (governador, vice-governador ou senador) do partido A, na sua propaganda eleitoral, utilizar a imagem e a voz do candidato a presidente da República ou militante de seu partido, mesmo estando ele coligado em âmbito regional com o partido B, que tem candidato diverso à Presidência da República”.

A segunda consulta foi sobre se “pode a imagem e a voz do candidato a presidente da República ou militante do partido B, que integra a coligação em âmbito regional como o partido A, ser utilizada na propaganda eleitoral regional, na qual será utilizada também a imagem e a voz do candidato à Presidência da República (ou de militante) do partido A".

Passarinho afirmou que é impossível puxar para uma coligação regional uma coligação nacional que não existe. “Para o eleitor isso seria uma maravilha em termos de confusão”, afirmou.

Com informações de Ticiane Aguiar da Agência Brasil. Postado no portal Eband

No Maranhão

Roseana Sarney
Da mesma forma, no Maranhão, a governadora Roseana Sarney, candidata à reeleição, não poderá contar com Dilma Roussef ou o presidente Lula na telinha, sua coligação tem o PT-PMDB de Dilma e o PV de Marina Silva. Ainda tem o DEM coligado com Serra que tenta a todo custo costurar uma coligação regional com a governadora.

O candidato José Serra também não poderá aparecer na propaganda de Jackson Lago. Apesar de contar com apoio velado dos pedetistas no Maranhão, o PDT está coligado nacionalmente com o PT.

Flávio Dino também está impedido de apresentar Lula ou Dilma na TV. PCdoB e PSB fazem parte da coligação que sustenta a presidenciável petista. Mas, o PT do Maranhão, após intervenção nacional, decidiu apoiar Roseana Sarney do PMDB.
Advertisemen