Governador trabalha por parcerias

Publicidade
O governador Flávio Dino cumpriu agenda em Brasília nesta terça-feira (11). Na capital federal, participou de reunião dos governadores de Norte, Nordeste e Centro-Oeste com a secretária nacional do Tesouro, Ana Paula Vescovi. Em pauta, o apoio da União aos estados diante da queda dos repasses federais. No mesmo dia, Flávio Dino esteve com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Vieira.

Com Gastão, o governador debateu o apoio do governo federal à ampliação do ensino técnico no estado, em consonância com uma das diretrizes da reforma do Ensino Médio, em debate no Congresso Nacional. O presidente do FNDE garantiu interesse em apoiar seu estado na implantação de um modelo de ensino técnico que se torne inclusive referência para outros estados.
Governadores e a secretária nacional do Tesouro, Ana Paula Vescovi, buscam alternativas para capitalizar os estados
Governadores e a secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, buscam alternativas para os estados. Foto: +GovernoMA
“Nós temos hoje três escolas em tempo integral funcionando no Maranhão. Nosso planejamento é colocar ainda outras 16 unidades em funcionamento”, expressou o governador. “Fico feliz em estarmos trabalhando, desde o início do nosso governo, em sintonia com o que está em debate neste momento”, destacou o governador, que elogiou a iniciativa federal de apoiar projetos nesse sentido.

Compensação por queda de repasses

Durante a reunião na sede do Ministério da Fazenda, foram debatidas formas do governo federal compensar a queda de repasses que vem penalizando estados este ano. Governadores e a secretária nacional do Tesouro, Ana Paula Vescovi, buscam alternativas para capitalizar os estados. Cálculos do próprio governo federal apontam que houve queda de R$ 14 bilhões no repasse federal aos estados este ano.

Participaram do encontro os governadores do Acre, Tião Viana; Amazonas, José Melo; de Rondônia, Confúcio Moura; e do Pará, Simão Jatene, pelo Norte. Pelo Nordeste, estiveram presentes, além de Flávio Dino, os governadores da Bahia, Rui Costa; Piauí, Wellington Costa; e Sergipe, Jackson Barreto. Pelo Centro-Oeste, estiveram os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg e de Mato Grosso, Pedro Taques.

Agência de Notícias Maranhão
Publicidade