-->

Eleições 2014: Votação encerrou na Nova Zelândia

Publicidade
Eleições 2014

Aline Leal, Agência Brasil

Em 15 países onde brasileiros podem votar para presidente da República, as eleições foram encerradas até as 9h30 deste domingo (5), no horário de Brasília.

O primeiro país a encerrar o pleito foi a Nova Zelândia, onde os eleitores começaram a votar às 8h do horário do local, equivalente às 17h de ontem (4) no horário de Brasília.

As votações também já se encerraram na Austrália, Coreia do Sul, no Japão, em Timor Leste, Cingapura, nas Filipinas, na Indonésia, Malásia, Tailândia, China, em Taiwan, na Índia, nos Emirados Árabes e na Rússia, países com grande diferença de fuso horário com relação ao Brasil.

Mais de 350 mil eleitores que vivem fora do Brasil estão aptos a votar nestas eleições. Eles estão espalhados por 135 cidades de 89 países.

O maior eleitorado fora do Brasil está nos Estados Unidos, com 112,2 mil pessoas, seguido do Japão, com 30,6 mil, de Portugal, com 30,4 mil, da Itália, com 20,9 mil, e Alemanha, com 17,5 mil.

Mesmo estando aptos a votar, os brasileiros que vivem em países onde há menos de 30 eleitores não irão às urnas.

A divulgação dos resultados só ocorrerá a partir das 19h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o País. Os eleitores nos estados do Amazonas, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima têm fuso de uma hora a menos em relação a Brasília.

Já os eleitores do estado do Acre e do extremo oeste do Amazonas têm duas horas a menos em relação à capital federal.
Advertisemen