-->

Açaí: commodity de hoje e do amanhã

Publicidade
O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart) é nativo da Amazônia brasileira e o Estado do Pará é o principal centro de dispersão natural dessa palmácea. Populações espontâneas de Açaí também são encontradas nos Estados do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins; e em países da América do Sul (Venezuela, Colômbia, Equador, Suriname e Guiana) e da América Central (Panamá). No entanto, é na região do estuário do Rio Amazonas que se encontram as maiores e mais densas populações naturais dessa palmeira, adaptada às condições elevadas de temperatura, precipitação pluviométrica e umidade relativa do ar. Ocorre em áreas de terra firme, principalmente quando localizadas próximas às várzeas e igapós.

O açaizeiro apresenta importância social, pela sua abundância, dispersão e por produzir, alimento para as populações locais. Importância ambiental, sendo constituinte de maciços ao longo do estuário amazônico e importância econômica. Segundo Lucio Flávio Pinto, a cadeia já movimenta mais de 20 bilhões de reais no Brasil.

Para João Tomé, A produção de frutos, que provinha quase que exclusivamente do extrativismo, a partir da década de 1990, passou a ser obtida, também, de açaizais nativos manejados e de cultivos implantados em áreas de várzea e de terra firme, localizadas em regiões com maior precipitação pluviométrica, em sistemas solteiros e consorciados, com e sem irrigação. As mais recentes pesquisas mostram o novo organograma do aproveitamento do fruto do açaizeiro.

Caroço
O caroço do Açaí corresponde a 85% do peso total e a borra é utilizada na produção de Cosméticos, fibras em móveis, Placas acústicas, Xaxim, Compensados, Indústria automobilística, Produtos A4, Torrefação de café, Panificação, Óleo comestível, Óleo fitoterápico, Ração animal, Geração de vapor, Carvão vegetal e adubo orgânico.

Polpa
A polpa do Açaí representa 15% e é utilizada, de forma tradicional, no consumo alimentar em bebidas, geleias, doces e sorvetes entre outras iguarias.

É uma fonte de vitaminas, ferro, cálcio e fósforo. O extrato do Açaí também é usado para cosméticos, prevenção do envelhecimento e estética.

Oportunidades de Negócios
As oportunidades de negócios relativas ao Açaí estão, principalmente,voltadas para:
Alimentação saudável
Vale por uma refeição
Ótimo repositor de perdas energéticas
Qualidade de vida das pessoas
Praticidade da alimentação rápida


Setor Fármaco

Diversas indústrias competem na fabricação de complexos vitamínicos de açaí, ricos em antioxidantes.


Alimentação e Bebidas

Amostras de grande quantidade de produtos de açaí no segmento alimentos e bebidas, vendidos nos mercados dos estados Unidos e Brasil: Barra de cereal, Batida, Chiclete, Chocolate, Creme, Energético, Picolé, Polpa, Sorvete, Suco, Tequila, Vinho e Vodca.


Cosméticos

São inúmeras as possibilidades da aplicação de açaí na linha de cosméticos comercializados, no Brasil e EUA.
Shampoo, condicionador, hidratante para cabelos, hidratante para a pele, esfoliante, sabonete. Óleo para cabelo, Baton e hidratante para lábios.


A empresa comercializa seus produtos no Brasil, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, México, Austrália e Canadá.

Um olhar sobre o açaí

Basta um olhar rápido pelas ruas de Imperatriz-MA para perceber que os benefícios do açaí vão além daqueles relacionados ao organismo. O fruto típico da região amazônica caiu no gosto dos brasileiros e de parte da população mundial e é hoje também fonte de oportunidade de novos negócios e empregos. Das lojas de rua, passando por fábricas de beneficiamento e empresas de exportação, hoje, em vários estados do Brasil, tem produtores investindo em plantar Açai.

Márcio de Paula Dias
Advertisemen