-->

Usuários dos Restaurantes Populares recebem orientações

Publicidade
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), ofereceu aos usuários dos restaurantes populares, nesta sexta-feira (9), uma série de orientações sobre os cuidados com a alimentação durante o período do carnaval. A ação, coordenada pela Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), aconteceu em todas as unidades de alimentação da Grande Ilha e do interior do Maranhão.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, explicou que é de suma importância alertar e orientar as pessoas sobre os perigos decorrentes dos excessos cometidos durante o carnaval. “Esta ação desenvolvida pela Sedes, busca conscientizar os frequentadores dos restaurantes sobre os riscos para a saúde provenientes do excesso de bebidas alcoólicas e de alimentos industrializados, tão consumidos nesta data. Hoje, em todas as nossas 22 unidades de alimentação, os usuários irão receber dicas importantes sobre o que comer e o que beber para manter a animação durante os cinco dias de folia”, disse o secretário.

Leandro Almeida, que trabalha como atendente de farmácia no município de Açailândia, parabenizou o Governo do Maranhão pela iniciativa e destacou a importância de campanhas de conscientização voltadas para o período carnavalesco. “Muito boa a iniciativa do Governo em organizar ações como esta aqui, visando alertar a população sobre os perigos de uma alimentação incorreta e, principalmente, sobre os cuidados que devemos ter ao se alimentar nas ruas”, disse Leandro.

Segundo a secretária adjunta de Segurança Alimentar da Sedes, Lourvídia Caldas, durante a campanha de conscientização, os usuários participaram de degustação de sucos e coquetéis sem álcool, receberam orientações nutricionais e, ainda, receberam de material informativo, contendo lista com alimentos específicos que auxiliam na desintoxicação do fígado, que garantem energia para corpo, que diminuem os sintomas pós-folia e outros.

“Nos restaurantes populares de São Luís, além da distribuição de material informativo e orientação nutricional, os usuários também participaram de degustação de coquetéis e sucos preparados pelas nutricionistas da Sedes, todos feitos com frutas naturais, sem adição de açúcar ou álcool. Já nas unidades do interior, ao invés do suco, foram distribuídos geladinhos detox”, disse Lourvídia.

Para a aposentada Maria Rita, que almoça todos os dias na unidade de alimentação do bairro São Francisco, as informações que recebeu durante a campanha, só reforçou o que ela já sabia. “Desde que comecei a almoçar aqui, que as nutricionistas me orientam sobre como me alimentar melhor. Hoje tudo que eu como é com menos sal, menos gordura e isso tem me ajudado a me sentir melhor, mais disposta. Só tenho o que agradecer por ter um restaurante popular no bairro que eu moro”, explicou Maria Rita.
Advertisemen