-->

Professores participam sobre Educação no Trânsito

Publicidade
Com o objetivo de capacitar os professores sobre o tema educação no trânsito, foi realizada na manhã desta segunda-feira (5), na Unidade Integrada Sousândrade, em São Luís, a formação “Educação para o Trânsito no Sistema Educacional do Maranhão”.

Para a diretora geral da escola, Solange Trinta, essa é uma oportunidade de aprender mais sobre o tema e passar o conteúdo de maneira lúdica aos alunos. “Hoje é uma formação, depois dessa formação os professores estarão trabalhando com os alunos, sensibilizando-os durante todo o ano, que vai culminar na Semana de Trânsito e estender para toda a comunidade”, ressaltou Solange.

Em 2016 e 2017 as formações sobre o trânsito seguro foram realizadas para os professores nas regionais de Imperatriz, Bacabal, São Luís e Santa Inês. Sendo agora reforçada nas escolas de São Luís, como afirma o coordenador de Temas Socioeducacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Luís José Câmara Pedrosa.

“Essa formação está dando continuidade à formação que teve ano passado que foi realizada pela Unidade Regional de São Luís, onde as escolas já estão trabalhando esse tema. Estamos vindo nas escolas para dar um reforço, fazendo essa manutenção de conteúdo”, afirmou o coordenador.

A professora de educação física do Sousândrade, Edvone Cutrim, participou da primeira formação em 2017 e vê esse segundo momento de imersão como uma oportunidade de adquirir novos conteúdos para repassar aos alunos na teoria e na prática. “É importante a gente se capacitar para poder trabalhar com os nossos alunos sobre esse tema tão importante que é a educação no trânsito. Essa formação vai apenas iniciar os nossos estudos, pesquisas serão feitas para que nós possamos passar o conteúdo para os nossos alunos de forma prática, sair do campo teórico e ir para a comunidade”, disse Edvone.

A efetivação desse trabalho com os professores da rede estadual e a disseminação do conteúdo para os alunos trará a médio prazo uma contribuição significativa para a redução de acidentes de trânsito, como afirma do coordenador geral da Campanha SOS Vida, Lourival da Cunha Souza. “O objetivo é capacitar os professores para que eles possam levar o tema social ‘Educação para o Trânsito’ para dentro da sala de aula de maneira transversal, não é uma disciplina, o professor de matemática, o de português, o de história, poderão abordar o tema com base nesse método e educá-los de uma maneira que daqui a 6, 8 anos a gente tenha o resultado desse trabalho nas ruas, com condutores mais educados e observadores da legislação de trânsito”, ressaltou Lourival.

Agência Secap
Advertisemen