-->

Mutirão do Glaucoma começa hoje em Afonso Cunha

Publicidade
Vinte municípios das regionais de saúde de Caxias-MA e Presidente Dutra-MA receberão até a próxima quinta-feira (22) o Mutirão do Glaucoma, estratégia executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que garante o acesso ao diagnóstico e tratamento gratuitos aos maranhenses. Neste sábado, as consultas acontecem, pela manhã, em Afonso Cunha-MA e Governador Archer-MA e, à tarde, em Coelho Neto-MA e Dom Pedro-MA.

“O mutirão, realizado de forma sistemática pela SES, tem beneficiado milhares de maranhenses. Com os mutirões, garantimos o tratamento adequado e ampliamos a assistência oftalmológica”, destaca o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula.

Em Caxias, as consultas acontecerão no Hospital Macrorregional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, no domingo (18), no período da tarde. Já em Presidente Dutra, na manhã da próxima quinta-feira (22), no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra.

Os outros municípios contemplados são Aldeias Altas, Gonçalves Dias, Capinzal do Norte, São João do Sóter, Graça Aranha, Governador Luiz Rocha, Santa Filomena, Joselândia, São José dos Basílios, Santo Antônio dos Lopes.

O novo ciclo de atendimentos teve início na sexta-feira (16), nas cidades de Buriti, Duque Bacelar, Senador Alexandre Costa e Governador Eugênio Barros.

Mutirão

Em janeiro, 58 municípios, de sete regionais de saúde, foram contemplados com o Mutirão do Glaucoma. Nas ações, mais de seis mil pessoas foram atendidas, das quais 37,7% foram diagnosticadas com a doença.

Para passar em consulta no mutirão, o paciente precisa apresentar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. Nos casos diagnosticados de glaucoma, o paciente recebe o colírio gratuitamente pela SES.

O glaucoma não possui cura, mas ele pode ser tratado e controlado com colírios, laser e, em último caso, cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.

Pessoas com casos da doença na família, aquelas com mais de 40 anos, negros, altos míopes, diabéticos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares fazem parte do grupo de risco e devem, prioritariamente, realizar consultas anuais.

Mutirão do Glaucoma

Sábado - 17/02
Manhã
Afonso Cunha-MA - Hospital Municipal de Afonso Cunha
Governador Archer - UBS Governador Archer 1


Tarde
Coelho Neto-MA - Centro de Imagem e Diagnóstico
Dom Pedro - Centro de Saúde dr. Alarico Pacheco


Domingo - 18/02
Manhã
Aldeias Altas-MA - Hospital Municipal de Aldeias Altas
Gonçalves Dias - Secretaria Municipal de Saúde


Tarde
Caxias-MA - Hospital Macrorregional de Caxias dr. Everaldo Ferreira Aragão
Capinzal do Norte - Caps Capinzal do Norte


Segunda-feira - 19/02
Manhã
São João do Sóter-MA - Hospital Municipal

Tarde
Graça Aranha-MA - Posto de Saúde de Graça Aranha

Terça-feira - 20/02
Manhã
Governador Luiz Rocha-MA - Centro de Ensino Médio Luiz Cheivan

Tarde
Santa Filomena-MA - Prefeitura Municipal de Santa Filomena

Quarta-feira - 21/02
Manhá
Joselândia-MA - Unidade Básica de Saúde Antônio Marcolino de Queiroz

Tarde
São José dos Basílios-MA - Unidade de Saúde São José

Quinta-feira - 22/02
Manhã
Presidente Dutra-MA - Hospital Macrorregional de Presidente Dutra

Tarde
Santo Antônio dos Lopes-MA - Posto de Saúde Elizoneth Ferreira Lima

Julyane Galvão com foto de Paula Boueri, Agência Secap
Advertisemen