-->

8 de março: Dia Internacional da Mulher no País e no Planeta

Publicidade
Em Imperatriz-MA, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Fórum local das Mulheres organiza ato político no Calçadão da avenida Getúlio Vargas. A concentração será na altura da rua Simplício Moreira, próximo à Praça de Fátima. Conceição Amorim, coordenadora do Centro Padre Josimo de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos divulga nas redes sociais a chamada para o evento. O tema em 2018 é ‘Contra as Reformas e as Violências Institucionais’.

De acordo com a página da CUT, “Trabalhadoras dos Estados da Paraíba, Rondônia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo já estão organizando atos, debates locais, rodas de conversa, diálogo nos bairros e locais de trabalho para o período da jornada de Luta das Mulheres em Defesa da Democracia e de Direitos.”

Em Brasília-DF, a mobilização acontece a partir das 14h no Museu Nacional da República. Às 17h, caminhada até o Congresso Nacional. Um dos temas das brasilienses será o protesto contra a possível prisão do ex-presidente Lula.

8 de março no planeta

Conforme o Diário de Notícias, de Portugal, Greve das mulheres ao trabalho, aos cuidados com os filhos, às tarefas domésticas e até às compras. Este é o apelo da Comissão do 8 de Março em Espanha para que o Dia Internacional da Mulher seja celebrado através destes atos de protesto por parte do género feminino. Pela primeira vez, as centrais sindicais espanholas e alguns partidos estão a dar cobertura à ideia de uma paralisação laboral das mulheres. O objetivo do movimento internacional é conseguir a adesão à inédita greve em 177 países.

Em Portugal, a Rede 8 de Março está empenhada nos contatos diplomáticos com partidos políticos e sindicatos. Mas, a ideia da greve geral feminina ainda só teve o apoio político declarado do Bloco de Esquerda (BE).

Em Espanha, o fundamento para a extensão da greve feminina aos cuidados da casa e dos filhos é que as mulheres dedicam o dobro de horas a esse trabalho não pago. Uma média de 26,5 horas semanais para as tarefas domésticas.

Redação

Advertisemen