-->

Ações de saúde para crianças no Mais Saúde

Publicidade
As crianças atendidas no Mais Saúde passam por avaliação médica com o pediatra, colocam em dia a caderneta de vacinação, participam das atividades educativas na área de saúde bucal, aprendem a combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e, além da assistência em saúde, piruetas e malabares com apresentação de grupo de palhaços. Neste fim de semana, o Governo do Estado realizou a quarta edição do Mais Saúde, no Maiobão, em Paço do Lumiar.

Mãe de sete filhos, Alessandra Martins, de 33 anos, aproveitou a ação para levar os pequenos a uma consulta com a pediatra. “Eu tenho cinco crianças gripadas, mas nunca consegui marcar a consulta para eles. Precisaria acordar cedinho, enfrentar uma fila. Eu agradeço ao governo do estado por fazer isso. Tão perto de casa, tão rápido o atendimento. Agora é seguir a orientação da médica e cuidar ainda mais das crianças”, disse.

Graciane Sousa, de 25 anos, mãe de Caio Victor e Luiza, disse que o Mais Saúde é uma oportunidade de redobrar o cuidado com a saúde dos filhos. “A gente sempre precisa desse tipo de atendimento, bom seria se todas as mães trouxessem seus filhos, mas tem pessoas que não aproveitam a oportunidade. Eu não perco a chance de levar meus filhos ao médico, principalmente quando tem uma oportunidade dessas, tão perto de casa”, revelou.

Na sala de imunização do Mais Saúde, Caio Victor, de 6 anos, colocou em dia a sua caderneta de vacinação. “Eu não choro, não sinto dor”, disse orgulhoso durante a vacinação contra influenza. A imunização é uma das atividades oferecidas na ação.

O Mais Saúde amplia o alcance dos serviços de saúde e tem o objetivo de beneficiar ainda mais os cidadãos. “A saúde é uma das prioridades do governador Flávio Dino e é por isso que nossa intenção é ampliar o número de cidadãos beneficiados com o Mais Saúde. Uma das nossas maiores responsabilidades é cuidar das pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A saúde bucal dos pequenos é reforçada durante o Mais Saúde. Os profissionais de saúde realizam palestras educativas e a entrega gratuita de kits contendo uma escova infantil, creme dental com flúor e fio dental. “O material de escovação é uma política pública de impacto imediato. Nas quatro edições do Mais Saúde, o governo entregou 1.500 kits”, disse o chefe do Departamento de Atenção à Saúde Bucal da SES, Allan Patrício.

Além dos serviços de saúde, a ação também garante a diversão da criançada com apresentação dos palhaços Carambela Quatin, Poquinho e Pitu.

Evelin Queiroz com foto de Julyane Galvão
Advertisemen