-->

Inauguração de bases do CTA e Ciops em Imperatriz

Publicidade
Imperatriz ganha importante reforço na segurança com a implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e a operacionalização do serviço do Centro Tático Aéreo (CTA). A inauguração será nesta terça-feira (19), a partir das 9h, no município. Será entregue ainda uma viatura para a Delegacia Especial da Mulher (DEM) da região.

Os grupamentos integram a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) e atendem demanda por mais estrutura em segurança na Região Tocantina.

O CTA terá, nesta primeira fase, uma aeronave permanente e efetivo militar próprio com pilotos, operadores e equipe administrativa, técnica e mecânica no local. O serviço vai atender a 29 municípios que abrangem, diretamente, aproximados um milhão de habitantes.

“Estamos operacionalizando o serviço utilizando a sede do Batalhão Militar, até que seja construído o hangar definitivo, cujo processo está em andamento”, diz o diretor do CTA do Maranhão, coronel Ismael de Souza Fonseca.

O serviço vai atuar no patrulhamento e operações salvamento, nesta primeira fase e, dependendo do caso, atendimento aeromédico. “Temos equipes preparadas para atender nestes casos. Equipes treinadas e equipadas”, afirma Ismael.

O comandante enfatiza ainda que “o prédio é bem localizado e vai favorecer as equipes nas ações de resgate e nos atendimentos com melhores condições, estrutura e em tempo hábil”.

Com a implantação do plano piloto do Ciops, que também está agregado na base do 3° BPM da região, as equipes serão direcionadas para a rua, também, a partir das chamadas do serviço, que contará com sala própria.

“É um reforço muito importante para o êxito das ações de segurança na região e vai potencializar o trabalho que o efetivo já realiza regularmente na área”, afirma o comandante do 3° Batalhão da PM de Imperatriz, tenente-coronel Ilmar Lima Gomes.

“Essa estrutura garante que a polícia desempenhe ainda melhor o serviço prestado à população”, acrescenta. O complexo inclui grupamentos das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

Expansão
A instalação das bases faz parte do programa de descentralização dos equipamentos de segurança que contempla cidades do interior do estado. As duas estruturas de segurança vão funcionar na sede do quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar.
O objetivo é que sirvam à demanda local e das demais cidades da Região Tocantina. Participam do evento o titular da SSP-MA, Jefferson Portela e demais autoridades da pasta.

Serviço:
O Quê? Inauguração das bases do CTA e Ciops em Imperatriz.
Qando? Nesta terça-feira (19), a partir das 9h.
Onde? Rua Leôncio Pires Dourado, Povoado Bacuri, em Imperatriz.

Sandra Viana
Advertisemen