-->

Programe-se: é arraial aqui, é arraial ali, é arraial para todo lado!

Publicidade

'São João de Todos' terá programação diversificada este fim de semana no Arraial da Maria Aragão

O bumba meu boi é caracterizado como uma das danças mais populares do Nordeste, envolvendo personagens humanos e animais fantásticos, embalados por uma lenda sobre a morte e ressurreição do animal. Na programação do 'São João de Todos', parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís-MA, mais de 120 grupos de bumba meu boi compõem a programação nos arraiais da cidade. Neste sábado (17) e domingo (18) a festança continua na Praça Maria Aragão, Ipem, Nauro Machado e Vila Palmeira.

"O bumba meu boi é uma das nossas manifestações mais marcantes. É a representação de toda a diversidade cultural que temos em nosso estado. Cada grupo com uma forma própria de se expressar através das vestimentas, da coreografia, dos instrumentos escolhidos e da cadência da música. Podemos dizer, então, que é uma de nossas maiores riquezas dentro da cultura popular maranhense", ressaltou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Neste sábado, na Praça Maria Aragão, a programação reúne grupos de diversos sotaques e começa às 19h com o Boi Barrica (alternativo), Boi de Morros (orquestra), Boi Tremor da Campina (matraca), Novilho Branco (alternativo), Boi de Ribamar (matraca), tambor de crioula e ainda muito arrasta-pé no Barracão do Forró. No domingo, a grande atração é o show da cantora Flávia Bittencourt com as participações de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Além disto, tambor de crioula, barracão do forró e grupos de boi animam a noite na Maria Aragão.

O estudante Luís Eduardo que foi ao Arraial da Praça Maria Aragão, disse que se surpreendeu com a estrutura e segurança do local. "Estou adorando a programação e pretendo voltar todos os dias, é um ambiente tranquilo e com segurança, com uma programação gratuita, permitindo o acesso à cultura sem restrição de classe social", disse.

Para o turista do Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Fagundes, a cultura do Maranhão é diferente de tudo que já presenciou. "A cultura daqui é maravilhosa, não vi coisa melhor ainda. Estou adorando tudo, a comida, brincadeiras, enfim. Conheci hoje um pouco, é o primeiro arraial que participo e já pretendo voltar todos os dias", pontuou.

São João de Todos

O São João de Todos, realizado em parceria entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, prossegue até o dia 2 de julho, nos circuitos oficiais da Praça Maria Aragão, Vila Palmeira, Ipem e Praça Nauro Machado. A programação começa às 19h com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows.

Além do circuito oficial, a programação também se estende para os arraiais em 12 bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no hotsite 'São João de Todos' (www.ma.gov.br/saojoaodetodos).

Programação
Sábado (17)

Arraial da Praça Maria Aragão

19h - BOI BARRICA (A)
20h - BOI DE MORROS (O)
21h - BOI TREMOR DA CAMPINA (M)
22h - SHOW LENA MACHADO
23h - BOI NOVILHO BRANCO (A)
0h - BOI DE RIBAMAR (B)
TENDA TAMBOR DE CRIOULA
20h - TAMBOR DE CRIOULA CATARINA MINA
21h - TAMBOR DE CRIOULA DA ALEMANHA
BARRACÃO DO FORRO
20h - TRIO MANDACARÚ
22h - FORROZÃO 10 MANTELADOS

Arraial da Vila Palmeira

19h - BOI BRILHO DA JUVENTUDE (O)
20h - BOI ENCANTOS DO OLHO D´AGUA (O)
21h - BOI DE SONHOS (O)
22h - SHOW DE RIBA SALGUEIRO
23h - BOI DE AXIXÁ (O)
0h - BOI TREMOR DA CAMPINA (M)

Arraial da Praça Nauro Machado

19h - BOI DE APOLÔNIO (Z)
20h - CACURIA DE TETE (A)
21h - BOI UPAON AÇÚ (O)
22h - SHOW CESAR TEIXEIRA
23h - BOI DE SANTA FÉ (B)

Arraial do Ipem

19h - BOI DE AXIXA (O)
20h - BOI DE NINA RODRIGUES (O)
21h - BOI DA MAIOBA (M)
22h - SHOW ENCANTARIAS LUIS CLAUDIO
23h - BOI DA PINDOBA (M)
0h - BOI DE IGUAIBA (M)
BARRACÃO DO FORRO
20h - FORRO CABO ZÉ
22h - RAIZES DA TERRA

Domingo (18)

Arraial da Praça Maria Aragão

19H - SHOW FLAVIA BITENCOURT
TENDA TAMBOR DE CRIOULA
20H - TAMBOR DE CRIOULA DA PONTA D'AREIA
21H - TAMBOR DE CRIOULA DE ANISTELMO
BARRACÃO DO FORRO
20H - GANZOLA PÉ NO CHÃO
22H - CHIQUINHO DO ACORDEON

Arraial da Vila Palmeira

19h - BOI DE PRESIDENTE JUSCELINO (O)
20h - BOI DA MAIOBA (M)
21h - CIA ENCANTAR (A)
22h - FORRO ESFREGUEDANCE
23h - BOI PIRILAMPO (A)

Arraial do Ipem

19h - BOI ENCANTOS DO OLHO D´AGUA (O)
20h - BOI BRILHO DA ILHA (O)
21h - BOI PIRILAMPO (A)
22h - SHOW ESPECIAL
23h - SHOW BUMBA MIX BRASIL
BARRACÃO DO FORRO
20h - TRIO MANDACARÚ
22h - FORROZÃO 10 MANTELADOS

Imagens de Lauro Vasconcelos: São João na capital do Maranhão:






Agência São Luís
Advertisemen