-->

FlashBack, Timbira, Mirante AM e MDB, o novo dial da internet

Publicidade
O aplicativo Rádiosnet põe a webradio Flashback Rádio de São Luís-MA como a mais ouvida neste mês de abril. A rádio Mirante AM da capital do Maranhão é a segunda colocada e na terceira e quarta posições, uma rádio FM tradicional, a Terra FM e outra sem transmissão por ondas de radiodifusão, a MDB Melhor do Brasil, ambas de Imperatriz.

De fato, a internet modifica padrões de audiência e uma reviravolta na audiência acontece em todos os espectros. A mídia tradicional, transmitida pelo papel ou onda é uma velha roupa colorida que já não se veste mais, como diria Belchior. A canção parece ser encomendada para estes tempos.

As surpresas não param por aí, a Rádio Timbira, do governo estadual e que chegou a fechar em governos passados por falta de audiência, já figura entre as 10 mais ouvidas do Maranhão, na sétima posição e subindo!


Sem saída, as rádios de Amplitude Modulada (AM) jogaram todas as suas fichas na audiência pela internet onde podiam concorrer de igual para igual com as de Frequência Modulada (FM) em qualidade de som e base instalada. Se deram bem, muito bem. O dial agora deixou de ser um botão físico para se transformar no modo virtual de sintonia.

Dirigida por Jan Ricardo, a Terra FM de Imperatriz percebeu a mudança e fez a adequação aos tempos modernos. É possível pedir música pelo Facebook, por exemplo. Dirigida pelo cronista esportivo Carloto Júnior, a MDB se dá ao luxo de manter duas estações na web, necessárias para transmitir dois jogos em tempo real. Emplacou um quarto e um oitavo lugar para as duas que somadas tomam a terceira posição.

Em vez de se dirigir aos sites por navegadores, o internauta usa aplicativos e ajuda a sepultar a instigante e outrora imbatível www. Sim, Direto da Aldeia pode ser acessada nesta plataforma, para baixar em seu celular ou tablet, aqui. Para visualizar no seu PC ou notebook, aqui.

Breve, a mesma guerra alcançará o mesmo patamar na telinha. E a Band Imperatriz, do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Davinópolis-MA,  Chico do Rádio, prepara-se para desbancar as gigantes com sua transmissão de programas locais em qualidade HD pelas redes sociais.

A emissora da avenida Bernardo Sayão priorizou esta plataforma a partir da chegada do advogado Fábio Lima no comando da emissora. "Vamos colocar programas, 24 horas por dia, os sete dias da semana em breve", prevê. Atualmente, são cinco horas de produção local.

Como repetiria Belchior, e o que antes era jovem e novo, hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer!

Frederico Luiz

Curva da Timbira é subindo, sempre:


Advertisemen