-->

Caravana – passeios pela História e Cultura

Publicidade
A largada para o Caravana - Passeios pela História e Cultura do Maranhão será nas cidades de Açailândia e Imperatriz dia 18 de maio. O Caravana é a segunda etapa do projeto Passeios pela História e Cultura do Maranhão, realizado em São Luís nos anos de 2015 e 2016 e que nesta segunda versão tem por objetivo contemplar leitores de uma dezena de municípios maranhenses. Depois de Açailândia e Imperatriz a trupe literária segue para Caxias e Timon (26/5), Pinheiro (29/5), Viana (30/5), Santa Inês (31/5), Pedreiras (1º de junho), São José de Ribamar (2 de agosto), Paço do Lumiar (14 de agosto). E, fechando a programação, chega a São Luís em 23 de agosto, na Associação São Benedito do Bairro de Fátima.

“Em todas as cidades os lançamentos serão feitos em escolas públicas ou espaços culturais. Além de bate-papo com crianças e adolescentes, haverá apresentação do grupo Xama Teatro, com peças inspiradas nos textos dos livros”, conta Wilson Marques [foto destacada].

Também serão distribuídos kits (cada um com seis livros) que reúnem as aventuras do personagem Touchê. As obras contam com ilustrações inéditas de Kirlley Velôso. E são inspiradas nas tradições e cultura do Maranhão, tendo como pano de fundo festas populares, lendas e momentos históricos, a exemplo da fundação de São Luís, Revolta de Beckman e Balaiada. A tiragem é de 3 mil caixas personalizadas. A realização é da Casa do Autor Maranhense por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Cemar.

“O objetivo é promover o incentivo à leitura entre crianças e adolescentes e disseminar o conhecimento a respeito do nosso estado e das nossas tradições”, afirma o autor.

Na primeira etapa do projeto o escritor, que foi patrono da Feira do Livro de São Luís em 2013, visitou 25 escolas da capital, entre públicas e comunitárias, levando literatura e teatro para o público infanto-juvenil. A ideia agora é repetir o sucesso dessa ação cultural em outros municípios do estado.

Projeto Passeios pela História e Cultura do Maranhão

Lançamento de uma caixa com seis livros de Wilson Marques

Com ilustrações de Kirlley Velôso
  1. Touchê em a invasão francesa e a fundação de São Luís
  2. Touchê em uma aventura pela “Cidade dos Azulejos”
  3. Touchê em a revolta de Beckman e nos tempos de Pombal
  4. Touchê em uma aventura em noite de São João
  5. Touchê em o mistério da serpente
  6. Touchê em Balaiada, a revolta
Advertisemen