-->

É Hoje: Ribamar Silva recebe prêmio da AIL

Publicidade
Ler Encanto Poético de Ribamar Silva, 120 pp. Ética Editora é uma descoberta do improvável e do inusitado. A obra foi escolhida para receber o prêmio 2017 da Academia Imperatrizense de Letras. A entrega é neste dia 28 de abril de 2017, às 20h na sede situada à Praça da Cultura em Imperatriz-MA.

Encanto é uma coletânea de poesias publicadas pelo autor. Feito sob encomenda para a Universidade Federal do Maranhão que decidiu pesquisar Ribamar Silva. “O pesquisador enlouqueceria para encontrar meus livros, não os tenho, foram tiragens pequenas”, revelou numa entrevista à Band Imperatriz.

O improvável: o mesmo autor receber por dois anos consecutivos, o mesmo prêmio, de uma mesma academia. No ano passado, ele venceu numa obra assinada também por Raimundo Trajano Neto, Elson Araujo, Welinton Carvalho e a poetisa Lua Serena: Quintessência.




O inusitado: Todo autor é reconhecido por uma fase juvenil e por uma obra-prima ou a sequência de obras-primas como insistem alguns. Mesmo Ribamar Silva assim define.

Contudo, desde a primeira página, desconfia-se que este poeta parece ter nascido velho! Desde O Ponto de Partida, seus primeiros poemas, percebe-se a maturidade, a beleza em cada verso num quebra-cabeças, ou melhor, num cubo mágico perfeito, com todas as suas cores ajustadas ao fim da leitura, a exemplo das seis linhas do réquiem dedicadas ao amigo Adalberto Franklin.

O amor da forma que conhecemos no ocidente é recente, nasce com William Shakespeare (1564-1616). No oriente, as raízes são mais longínquas, uma árabe caligráfica e outra baseada em ideogramas de olhos bem apertados.

Os poemas do premiado autor nascido em Jenipapo, povoado maranhense da região de Presidente Dutra, e que aprendeu a ler sozinho aos quatro anos de idade, resume o oriente e o ocidente. Embora tenha o apelo romântico como sugere o dramaturgo inglês, nos põe próximos da visualização de uma concepção para cada palavra como pretenderam Tao Yuanming (365–427) e Abu Nuwas (756–814).

Encontre Encanto Poético e curta esse desafio de ficar apaixonado de um modo diferente, a cada página, a cada dia e a cada minuto!

Frederico Luiz
Advertisemen