-->

Venda de veículos em fevereiro é a mais fraca

Publicidade
As vendas de veículos novos no Brasil terminaram fevereiro no nível mais baixo em mais de seis anos. No total, 186 mil unidades foram emplacadas no mês passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, de acordo com dados preliminares obtidos pelo Valor.

O número é o pior desde novembro de 2008, quando a crise de crédito deflagrada pela quebra do Lehman Brothers derrubou as vendas para 177,9 mil veículos.

O calendário mais curto, em virtude do feriado de Carnaval, e a baixa propensão dos consumidores em assumir dívidas de longo prazo num momento de instabilidade econômica fizeram a indústria fechar o mês passado abaixo da marca de 200 mil veículos vendidos, o que não ocorria desde fevereiro de 2009, mês em que foram licenciadas 199,4 mil unidades.

Na comparação com fevereiro de 2016, as vendas caíram 28,3%. Em relação a janeiro, a queda é igualmente expressiva, de 26,7%.

O desempenho agravou a tendência negativa que já havia sido manifestada em janeiro, quando as vendas foram fracas mesmo com os pátios das concessionárias cheios de carros com as alíquotas antigas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Após marcar 18,8% no primeiro mês do ano, a queda das vendas subiu para 23,1% no fechamento do bimestre.

Analistas e executivos de montadoras concordam que a quebra de confiança dos consumidores, em meio a notícias ruins como o aumento da taxa de desemprego, está inibindo a demanda por carros novos no país. Eles também citam as condições ainda restritivas do setor bancário nas liberações de crédito ao tentar explicar os módicos resultados dessa indústria. Esses fatores se somam a um ambiente macroeconômico mais difícil, com inflação em alta, retirada de incentivos ao consumo e aperto na política monetária, que resulta em maiores taxas de juros.

Todos os segmentos da indústria mostraram números fraquíssimos no mês passado. No mercado de carros de passeio e utilitários leves, que teve descontos no IPI retirados na virada do ano, os volumes caíram 27,2% na comparação anual. Foram 179,2 mil unidades licenciadas em fevereiro, ou 10,5 mil por dia útil, o que significa dizer que, na média, as concessionárias venderam mil carros a menos do que janeiro a cada dia que abriram as portas no mês passado.

O setor de veículos comerciais pesados também operou em queda livre. As vendas de caminhões somaram apenas 5,2 mil unidades em fevereiro, metade do volume registrado um ano antes, de 10,4 mil unidades.

Após ser o único segmento a ficar no azul em janeiro, as vendas de ônibus voltaram a cair no mês passado. No total, 1,5 mil coletivos foram vendidos em fevereiro, 44% a menos do que no mesmo período de 2014.

Valor Econômico
Advertisemen