-->

Estado, prefeitura, partidos e poeta homenageiam Adalberto

Publicidade
O Partido dos Trabalhadores, sigla a qual o escritor Adalberto Franklin era filiado e a Refundação Comunista emitiram nota de pesar pela morte do ex-candidato a prefeito de Imperatriz, ontem à noite, no Hospital da Unimed onde se convalescia de um Acidente Vascular Cerebral ocorrido no dia 9 de fevereiro.

Primeiro imperatrizense a integrar o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Adalberto lançou no Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) sua última obra: Repressão e Resistência em Imperatriz. Veja a programação dos funerais anunciada pela família:

Sexta-feira, dia 3
Velório e vigília na residência familiar sito à rua João Pessoa, nº 1000, bairro Bacuri. Nas proximidades da Praça da Viola.

Sábado, dia 4
7h - Missa de corpo presente na Catedral Nossa Senhora de Fátima
8h - Saída para a Academia Imperatrizense de Letras
8h às 10h - Homenagens na Academia Imperatrizense de Letras
10h - Cortejo até o cemitério Campo da Saudade

Direto da Aldeia Global publicou:
►► Sim, é verdade: Adalberto Franklin Pereira de Castro faleceu
►► Adalberto Franklin sofre AVC

O governo do Maranhão e a prefeitura de Imperatriz, o secretário da Comunicação Social e Articulação Política, Márcio Jerry, em prosa, e ainda o poeta oficial da Aldeia, Ribamar Silva, em verso destacado nesta publicação, declamaram luto.

Redação

NOTA DE PESAR - Governo do Maranhão

O Governo do Maranhão lamenta a morte do jornalista e historiador Adalberto Franklin, ocorrida na noite desta quinta-feira, 2, na cidade de Imperatriz.

Adalberto Franklin marcou sua trajetória também como escritor e editor, além de ativo militante político ligado às causas da democracia.

Fundou a Ética Editora e foi um dos principais organizadores do Salão de Livros de Imperatriz(SALIMP), um dos mais importantes eventos literários do Maranhão. Membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão(IHGM).

O Governo do Estado se solidariza com familiares, amigos e admiradores do jornalista Adalberto Franklin, neste momento de dor e sofrimento.


NOTA DE LUTO - Refundação

A Refundação Comunista lamenta a morte do escritor, jornalista e pesquisador Adalberto Franklin. Integrante do Partido dos Trabalhadores e presente em todos os acontecimentos históricos do Sul do Maranhão. Ficou mais pobre o conhecimento histórico de Imperatriz.

A nova legenda do País, a Refundação, defende a Unidade Popular para atravessar a grave crise que o País enfrenta. No próximo dia 8 de março estaremos incorporados à luta das mulheres, dos sindicatos contrários ao fim dos direitos previdenciários. Esta é uma forma de homenageá-lo e dizer:

Adalberto Franklin, presente!

Deuzimar Negreiros
Secretário-geral da Comissão Política da Refundação em Imperatriz-MA

O PT ESTÁ DE LUTO
Morre o companheiro Adalberto Franklin

Hoje Imperatriz amanheceu menor. Perde um de seus grandes intelectuais, um de seus grandes pensadores da questão do desenvolvimento regional, respeitando história e cultura do nosso povo.

Vítima de complicações decorrentes de um AVC, morreu, nesta quinta-feira, 02/03, o historiador, escritor, bacharel em Direito, ex-Presidente do PT, ex-candidato a prefeito de Imperatriz em 2012, primeiro presidente da Fundação Cultural de Imperatriz e imortalizado na Academia Imperatrizense de Letras. pai, irmão, filho, amigo, reserva de caráter e um dos grandes intelectuais da Região Tocantina,

Adalberto Franklin deixa um legado invejável tanto como exemplo de vida como pela sua história de luta tanto nas comunidades de base e movimentos sociais como no Partido dos Trabalhadores, e com seus vários livros e artigos sobre economia e história da nossa Região.

Adalberto não teve ambições de riqueza material e sequer dedicou-se a esse objetivo. No entanto era portador de uma riqueza soberana laureada de seus altos saberes comparáveis aos grandes intelectuais do país.

O Partido dos Trabalhadores, mesmo com muito pesar, agradece a Deus o privilégio de haver convivido de perto com esse grande homem que contribuiu decisivamente para a politização do mais simples camponês até os mais diplomados mestres e doutores que temos no rol de filiados.

Temos certeza que Adalberto Franklin está entre os que combateram o bom combate e acabaram a sua carreira, guardando a fé. O combate em prol da transformação da sociedade, a carreira rumo ao desenvolvimento com justiça social e a fé em Deus e na força do nosso povo.

Descanse nos braços de Deus!


PARTIDO DO TRABALHADORES
Diretório Municipal de Imperatriz

Márcio Jerry lamenta morte do jornalista Adalberto Franklin

O secretário Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos) lamentou a morte do jornalista Adalberto Franklin. “Siga em paz, querido amigo. Na história de Imperatriz sempre se pronunciará Adalberto Franklin.”, escreveu em seu perfil nas redes sociais.

Adalberto Franklin morreu na noite desta quinta-feira, 2, em Imperatriz. Ele sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava internado, há três semanas.

Jerry destacou a trajetória do jornalista, escritor, editor, historiador, humanista, militante da justiça. “Adalberto Franklin fundou a Ética Editora, que se firmou como referência; criou o Salimp, outra referência. Um militante da arte, da vida!”, afirmou.

O secretário de Comunicação e Assuntos Políticos relatou a última conversa com jornalista Adalberto Franklin, no final do ano passado. “Entre os tantos assuntos a edição do segundo livro póstumo da minha mãe. Ele editou o primeiro”, relembrou.


NOTA DE PESAR - Prefeitura de Imperatriz

O prefeito Assis Ramos, ainda impactado pela notícia da morte do intelectual Adalberto Franklin, lamenta profundamente o ocorrido, ao tempo em que se solidariza com familiares, amigos e integrantes da Academia Imperatrizense de Letras, da qual Adalberto, com todos os méritos, fazia parte.

Assis Ramos ressaltou que Adalberto Franklin, como pesquisador, historiador e editor, exerceu papel importante no resgate da memória de Imperatriz e dos seus luminares, bem como foi o responsável pela imortalização de outros intelectuais que tiveram a honra de ser editados por ele.

O prefeito decretou LUTO OFICIAL por três dias e disse da sua certeza de que milhares de imperatrizenses estão irmanados na dor dessa perda.


Imperatriz, 03 de março de 2016

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Imperatriz

Nota do editor da Aldeia: Ao longo do dia, publicaremos aqui as demais notas de pesar que chegarem à nossa Redação.





Advertisemen