-->

Câmara de Vereadores entrega comenda Alvina Fortaleza

Publicidade
A Câmara Municipal de Imperatriz realiza nesta quarta-feira, 8, sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, uma tradição da Casa. Na ocasião, mulheres a serem homenageadas, indicadas pelos 21 vereadores, receberão a Comenda Alvina Vieira Fortaleza.

A honraria foi criada em 2015, através de projeto de autoria do presidente José Carlos Soares, para homenagear mulheres de todas as classes sociais que se destacam por sua liderança na comunidade e com serviços prestados à sociedade imperatrizense.

Alvina Fortaleza foi a primeira mulher a assumir a presidência da Casa Legislativa, cumprindo mandato de 1974 a 1975.

Adalberto Franklin
Dentre as várias homenagens prestadas a Adalberto Franklin, morto na noite da última quinta-feira (2), na sessão desta terça, 7, o plenário da Câmara Municipal aprovou indicação do vereador Rildo Amaral (Solidariedade) sugerindo a mudança do nome do Farol da Educação de Imperatriz de ‘Governadora Roseana Sarney” para homenagear o escritor, editor e jornalista.

“É uma homenagem pequena, mas significativa. Adalberto Franklin passou parente de sua vida convivendo com os livros. Nada mais justo. Também estamos corrigindo um desrespeito à lei que proíbe a colocação de nomes de pessoas vivas em prédios e logradouros públicos”, justificou Rildo Amaral.

Carlos Gaby

Atualizada por Carlos Gaby às 20h07min

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Imperatriz realiza sessão especial para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de Março. Mulheres indicadas pelos vereadores, representando diferentes classes sociais e trabalhistas, foram homenageadas com buquês de rosas e a entrega do troféu Alvina Vieira Fortaleza, a primeira mulher (e única, até agora) a ocupar a presidência da Casa.

A honraria foi instituída em 2015 através de projeto de lei ordinária de autoria do atual presidente José Carlos Soares. “Queríamos homenagear essa grande mulher e parlamentar, que foi a Alvina Fortaleza, e ao mesmo tempo registrarmos com esta singela, porém reconhecidamente verdadeira homenagem, mulheres de nossa cidade cujas histórias de vida contribuíram e contribuem para engrandecer o papel da mulher em nossa sociedade, cujos exemplos de garra, conquistas, independência e força celebram a importância que devemos dar e afirmar todos os dias à luta contra todo e qual tipo de preconceito que, infelizmente, a mulher ainda sofre”, declarou o presidente, em nome dos demais vereadores.

A sessão especial foi conduzida pelas vereadoras Maura Barroso, Irmã Telma e Terezinha Soares.

A reitora da Uemasul, Elizabeth Nunes Fernandes, usou a tribuna representando as homenageadas. Ela agradeceu a homenagem e parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa, mas ressaltou que “infelizmente a mulher ainda é vítima diária da violência doméstica, da discriminação no trabalho, de todo preconceito, e o 8 de Março foi oficializado para marcar a luta de todos contra os preconceitos que as mulheres ainda sofrem”.

O destaque entre as homenageadas foi dona Izabel dos Santos, 105 anos, uma das duas indicadas pelo vereador José Arimatéia Ditola. Outra foi a professora Maria do Socorro Milhomem Rocha Nunes, indicada pelo vereador Fábio Hernandez, que recebeu o troféu das mãos do vereador Hamilton Miranda.

Homenageadas

Veja a lista das homenageadas e os parlamentaress que as indicaram:

Maria Núbia Benevides Candeias e Andréa Pereira Sousa Oliveira, vereador Alberto Sousa.
Zilda Barbosa de Sousa e Ruth Bezerra da Silva, vereador Antonio Pimentel.
Elci Rodrigues da Silva e Elizabeth Nunes Fernandes, vereador Aurélio Gomes.
Conceição de Maria Silva Rabelo e Kenya Oliveira Sousa, vereador Bebé Taxista.
Margarida Chaves dos Santos e Lígia Maria Sousa, vereador Carlos Hermes.
Maria Izaildes Costa Silva e Rosângela Dalva Silva Floriano, vereador Chiquim da Diferro.
Izabel dos Santos, e Francisca Fumeiro da Costa, vereador Ditola.
Judilene Silva Mota e Hélia Silva de Oliveira, vereador Bispo Eudes.
Adalgisa Borges Luz Silva e Maria do Socorro Milhomem Rocha Nunes, vereador Fábio Hernandez.
Iraílde Santana Gomes e Sandra Maria Noleto Pargas, vereador Pedro Gomes.
Maria de Jesus Dias da Luz Lopes e Maria de Fátima Resplandes, vereador Ricardo Seidel.
Antonia Rosa de Macêdo Brito e Francisca Sousa Lima, vereador Zesiel Ribeiro.
Solange Melo de Meireles e Cláudia da Silva Feitosa, vereadora Terezinha Soares.
Hilma Martins Bandeira e Francisca Barros Silva, vereador Adhemar Freitas Júnior.
Ioneide Borges da Silva Rodrigues e Maria das Graças Barros Cruz, vereador Hamilton Miranda.
Mêrvane Ferreira Cruz e Maria de Lurdes Oliveira Silva, vereadora Irmã Telma.
Daiany de Carvalho Silva, vereador João Silva.
Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, vereador José Carlos Soares.
Sandra Matos Silva e Anísia Maria Alves Lima, vereadora Maura Barroso.
Luíza de Sousa Noleto e Hildenice Cardoso da Silva, vereador Paulinho Lobão.

Receberam homenagens especiais, a primeira-dama do Município, Janaína Ramos; a esposa do vice-prefeito Alex Nunes Rocha, Vanessa Rocha; a militante feminista, ex-vereadora e ex-secretária municipal da Mulher, Conceição Formiga; a ex-juíza de Direito, Maria das Graças Carvalho; e a apresentadora de tv, Tereza Eugênia.

Dona Izabel, 105 anos, indicada pelo vereador Ditola. Foto: Câmara de Vereadores

Professora Socorro Rocha (E) e a irmã Leni Rocha; indicada pelo vereador Fábio Hernandez, recebeu a honraria das mãos de Hamilton Miranda, que representou o colega. Foto: Câmara dos Vereadores

Mulheres foram homenageadas com honraria que leva o nome da primeira mulher a ocupar a presidência da Casa. Foto: Kelly Queiroz
Advertisemen