-->

Zé Pereira em Timon: acaba não, mundão!

Publicidade

Chuva não intimida e milhares de pessoas foram ao último dia do Pré-Carnaval

A última noite do Zé Pereira de Timon-MA manteve a tranquilidade e alegria do primeiro dia. A edição 2017 levou à Avenida Piauí bandas nacionais, regionais e deu espaço às atrações locais. A programação do domingo (12) ficou por conta do desfile, durante a tarde, dos Blocos de Sujos, e à noite, dos trios com as atrações É o Tchan, Os Bambaz e Triballes.

Durante a tarde, aconteceu o desfile dos tradicionais blocos de sujos. Dos mais equipados, com abadás e paredões, aos menores, mas não menos animados, os foliões levaram para o corredor da folia muita energia e a característica do povo timonense: o sorriso.

Iniciando as atrações nos trios elétricos à noite, a Banda Triballes passou pelo portal de entrada da festa com sua tradicional euforia. Mesmo sob chuva, Leyliane Monteiro cantou, fez os foliões da pipoca literalmente pularem e manteve o pique até completar o circuito. Em seguida, a swingueira do grupo Os Bambaz arrastou uma multidão. Com vasta experiência em micaretas de todo o país, a banda levantou seu público fiel mesmo com chuva durante todo o percurso.

Compadre Washington com É o Than segurou os foliões. Foto: Divulgação

O sucesso começou ainda nos anos 90 e, passados quase vinte anos, o grupo É O Tchan ainda atrai o gosto popular, e em Timon não seria diferente. Compadre Washington e Beto Jamaica, integrantes desde a primeira formação do grupo, mostraram por que o grupo ainda é sucesso nacional.

O Zé Pereira de Timon 2017 foi uma festa bonita, organizada e bastante segura. Era perceptível a presença de agentes da segurança pública municipal, estadual e do lado teresinense o apoio do policiamento da capital. Somente quem foi sentiu de perto a energia positiva das pessoas se divertindo.

Geração de renda: O maior pré-carnaval do Maranhão gera não só diversão, mas também oportunidade a centenas de pessoas que aproveitam essa época do ano para garantir uma renda extra. Jonatas Feitosa, morador da Avenida Teresina, levou sua barraca de arrumandinho. “Há dez anos participo do evento, sempre focado em levar mais dinheiro pra casa. Estou gostando e vendendo bem”, comentou.

Tem também quem se arriscou pela primeira vez e não se arrependeu. É o caso de Milena Santos, moradora da Rua 100. “Essa é minha primeira vez no Zé Pereira e tudo que quero é vender meus produtos. Mesmo com a chuva de ontem, consegui ter lucros e nessa última noite também estou tendo um bom faturamento”, concluiu.

Blocos dos Sujos levam animação e irreverência dos bairros para a Avenida Piauí

Os tradicionais blocos de ruas de Timon, os Blocos de Sujos, levaram muita alegria e animação à Avenida Piauí e deram início ao segundo dia de Zé Pereira neste domingo (12.02). Os foliões se concentraram nos bairros durante a tarde e, à noite, cruzaram a avenida em um irreverente desfile com carros e, este ano, até pequenos trios elétricos.

Para incentivar e resgatar a tradição dos blocos timonenses, a Fundação Municipal de Cultura (FMC) elaborou uma comissão que vai julgar os blocos no quesito animação, e o grupo que vencer vai receber uma premiação oferecida pela Prefeitura de Timon. Segundo Francinaldo Delmiro, organizador do Bloco do Maranhão, que representa o bairro Parque Piauí, um trio elétrico com uma banda foi a aposta para levar o título este ano. “Investimos no trio elétrico, mas não nos esquecemos da organização e animação, requisitos fundamentais para ganhar o prêmio”.

Aqui, se organizar demais vira bagunça! Foto: Divulgação

Pessoas fantasiadas e de abadás saíam dos bairros em direção à Av. Piauí e muitas famílias puderam conferir o desfile dos mais de 16 blocos. “É um resgate das tradições antigas de Timon, que voltou ao nosso pré-carnaval em 2014 e as pessoas estão abraçando, a cada ano mais gente participa, o que é o objetivo da Prefeitura, manter essa cultura dos blocos de rua de carnaval para o povo”, comentou a diretora executiva da Fundação de Cultura, Leylianne Monteiro.

“Todo o trabalho que dá para organizar vale a pena no final; levamos as famílias para se divertirem, pois conseguimos reunir cerca de 500 pessoas, bem mais que no ano passado. A Prefeitura apoia, incentiva e reconhece nosso esforço”, disse Dênis Oliveira, organizador do Bloco BL (Beira da Linha), representando o bairro São Francisco.

Os blocos foram monitorados pela Guarda Municipal, que garantiu a segurança dos foliões pelas ruas da cidade durante o percurso.

Zé Pereira de Timon 2017 ocorreu de forma pacifica nos dois dias de festa

Os dois dias de Zé Pereira de Timon 2017 ficaram marcados na memória de quem curtiu a festa, como um dos pré-carnavais mais populares, divertidos e tranquilos da região dos Cocais. A manifestação carnavalesca em Timon recebeu toda uma estrutura com profissionais de saúde e segurança para garantir a festa. A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Segurança, disponibilizou um amplo efetivo por meio do reforço policial solicitado ao Governo do Estado.

Presença ostensiva da PM no Pré-carnaval tranquilizou o folião. Foto: Divulgação

A presença da Polícia Militar na Avenida Piauí, em conjunto com a Guarda Municipal, foi decisiva para que o Zé Pereira acontecesse de forma pacífica. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, durante os dias de festa, 11 e 12 de fevereiro, houve zero homicídios e não foi registrado roubo a pessoa, nem roubo de veículos. Houve algumas conduções por briga e uma apreensão de arma de fogo.

A ação efetiva dos órgãos de segurança fez com que o Zé Pereira de Timon transcorresse de forma civilizada, assegurando assim uma festa divertida e popular.

Tarsila Machado
Advertisemen