-->

Paes 2017: 74% dos aprovados são da rede pública

Publicidade
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, na tarde desta sexta-feira (10), o resultado do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2017). Este ano, a grande novidade é que foram preenchidas em torno de 97% das vagas ofertadas, bem diferente de anos anteriores, em que havia sobras. Outro número comemorado, foi a quantidade de aprovados oriundos de escolas da rede pública de ensino, que chegou a marca recorde de 74%.

Segundo o vice-reitor, Walter Canales Sant´Ana, os números da edição 2017 do PAES são positivos e inéditos, resultado de uma ação articulada do Governo do Estado para potencializar o ensino médio e superior no Maranhão. “Recebemos com muita satisfação e alegria estes números, com a consciência de dever cumprido. Nós estamos atendendo às determinações do Governo do Maranhão para ampliar o número de vagas e melhorar a qualidade do ensino superior que vem a coroar todo um trabalho feito na educação maranhense”, Walter Canales, vice-reitor.

A presidenta da Comissão do PAES, Márcia Cristina Gomes, lembra que houve um esforço da a Universidade em superar a situação de ano anteriores, em que houve percentual de sobras considerado significativo. Tendo sido a ampliação no número de cursos nos diversos campi, uma das explicações para essa maior procura. Ela também destacou como marco fundamental para a UEMA cumprir uma de suas missões, enquanto universidade pública, em atender os egressos da rede pública.

“A ampliação do número de cursos nos mais diferentes campi foi um dos motivos, consequentemente, aumentou a concorrência, possibilitando que os nossos candidatos egressos da rede pública estudassem mais, se preparassem mais, para alcançar o resultado positivo”, explicou a professora Márcia.

O reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, sublinhou que mais uma vez a Instituição reafirma seu compromisso com o povo do Maranhão. “Nossa Instituição criou oportunidades iguais, favorecendo um acesso mais amplo a educação superior. Conseguimos realizar esse propósito graças ao trabalho sério, competente e responsável de todos os envolvidos (professores, servidores e alunos). A condução isenta e profissional do PAES assegurou tranquilidade e credibilidade. Parabéns aos classificados e parabéns à Uema por preservar sua tradição de realizar seletivos bem-sucedidos”, concluiu.

Edição 2017
Se inscreveram mais de 54.700 pessoas no PAES 2017. Foram ofertadas foram ofertadas 4.220 vagas distribuídas em todos os campi. Quatro novos cursos terão início em 2017 na Uema: Filosofia, Campus São Luís; Educação Física, Campus São João dos Patos; Ciências Contábeis, em Codó e; Ciências Naturais, no Campus Caxias.

O curso mais concorrido do Paes 2017 foi o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. Foram 600,25 candidatas concorrendo a uma vaga. O segundo curso mais disputado foi o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria masculina, com 251,06 candidatos por vaga; seguido do curso de Medicina, com 244,62 candidatos por vaga.

O Processo Seletivo foi realizado nos seguintes campi: São Luís, Pedreiras, São João dos Patos, Caxias, Timon, Barra do Corda,Imperatriz, Grajaú, Codó, Bacabal, Lago da Pedra, Coelho Neto,Balsas, Zé Doca, Pinheiro, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, Açailândia, Colinas e Coroatá.

Dados do Paes 2017
Vagas oferecidas: 4.220
Inscritos: 54.726
Vagas preenchidas: 4.116 (97,64%)
Vagas não preenchidas: 104
Dados relevantes:
a) Menor taxa de vagas ociosas da história – 2,46%
b) 72% dos aprovados vêm de escola pública
c) 29 vagas preenchidas por pessoas com algum tipo de deficiência
d) 56% dos aprovados são do sexo feminino

Matrículas
As matrículas de calouros do primeiro semestre serão realizadas no período de 13 a 17 de fevereiro. As aulas iniciarão em março.

Mariana Salgado com assessoria de imprensa da Uema

Notas da Redação:
a) Veja aqui a lista dos aprovados no Vestibular da Uema. A relação está dividida pelos 21 campi.
b) Foto de Gilson Teixeira: Vice reitor da Uema, Walter Canales Sant´Ana e Márcia Cristina Gomes, presidente da Comissão do Paes.
Advertisemen