-->

Folia e leitura, tudo junto e misturado. Pode Arnaldo?

Publicidade

Prefeitura de São Luís promove pré-Carnaval educativo e cultural na Biblioteca Municipal

O 'Pré-Carnaval Cultural: leitura e folia' reuniu dezenas de crianças na Biblioteca Municipal José Sarney, em projeto encerrado nesta sexta-feira (10). O objetivo foi movimentar a biblioteca e fomentar o gosto pela leitura desde a infância por meio de contação de histórias, rodas de leitura, bate-papo com escritores, espetáculos infantis, jogos educativos e pedagógicos, oficinas e brincadeiras que tivessem relação com o mundo literário.

O projeto foi iniciado na terça-feira (7) e a cada dia, mais de 50 crianças de 4 a 14 anos participaram das atividades. Foram dois dias abertos à comunidade e o último, com alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Antônio Jorge Dino, que participaram da oficina de Criação de Quadrinhos com o escritor e quadrinista Ronaldo Kroeff Daghlawi, que falou sobre drogas por meio do desenho socioeducativo A turma do Pitchulinho.

Pré-Carnaval educativo e cultural na Biblioteca Municipal. Foto: Lauro Vasconcelos

"Nós conseguimos atingir nosso objetivo de trazer a comunidade local e escolar para conhecer a biblioteca e passar a utilizá-la como um espaço público de formação cultural. Momentos como este mostram o quão é importante o papel da biblioteca de contribuir por uma sociedade leitora e de cidadãos conscientes", ressaltou a diretora do equipamento cultural, Rita Oliveira. Segundo ela, ainda este mês acontecerá o Carnaval na Biblioteca que vai dinamizar ainda mais o público da Biblioteca com a presença da Corte Momesca 2017.

Nos primeiros dias, as crianças da comunidade puderam participar do animado musical da Cia Final Pode Ser Começo, momentos de recreação com jogos educativos e culturais, oficina de confecção de máscaras carnavalescas com a educadora Rita de Cássia e desfile com marchinhas, entre outras atividades, sempre com caráter educativo e de incentivo à leitura.

O servidor municipal Márcio Almeida é coordenador do Concurso Literário e Presidente do Conselho Municipal de Cultura e foi um dos escritores convidados para falar sobre a publicação 'O livro e o Cometa de volta ao Planeta Terra', feito em parceria com a professora Francis Cavalcante. "Estou muito feliz em ver as crianças construírem uma história, mostrar que ela precisa ter sentido. A minha ideia não é só divulgar a publicação, é também fazê-los conhecer como nasce um livro. É possível transformar a vida das pessoas pelo livro", disse Márcio Almeida.

A partir dessas atividades, algumas pessoas tiveram o seu primeiro contato com a biblioteca. É o caso do Paulo Henrique de 8 anos, morador do Bairro de Fátima. "Eu não conhecia esse espaço e é bem perto da minha casa, gostei muito e já vou pedir para meus pais tirarem minha carteirinha para voltar sempre. Aqui tem muitas coisas que quero conhecer e ainda pude aprender brincando".

Para se cadastrar na Biblioteca Municipal basta um documento com foto – caso seja menor de idade precisa ser um documento do responsável –, uma foto 3x4 e comprovante de residência. Não é necessário cópias desses documentos e nem taxa de adesão. A biblioteca fica localizada na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Agência São Luís
Advertisemen