-->

Fiema: produção da indústria mantém-se em ascensão

Publicidade
O volume de produção da indústria maranhense manteve-se em crescimento pelo quarto mês consecutivo. Com o aumento de 7,6 pontos em janeiro de 2017, o índice ficou em 48,4 pontos, aproximando-se dos 50 pontos, resultado do crescimento da produção nas indústrias de todos os portes.

A informação é da Sondagem Industrial do Maranhão, elaborada pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), no período de 1 a 13 de fevereiro. O indicador varia de 0 a 100. Abaixo de 50 sinaliza queda na produção, igual a 50 estabilidade e acima aumento da produção.

Segundo a pesquisa, o aumento foi de 6,3 pontos nas pequenas empresas. Já nas empresas de médio e grande porte, o aumento foi maior (8,3 pontos) e o índice atingiu a marca dos 50 pontos. Nacionalmente, o índice de volume de produção registrou aumento de 3,5 pontos e atingiu 44,2 pontos. No Nordeste, o índice continuou em queda ao variar de 47,1 pontos para 44,4 pontos.

O emprego nas indústrias do Maranhão continua em crescimento, de acordo com o estudo da Fiema. O índice registrou aumento de 4,0 pontos em janeiro, e alcançou 45,7 pontos.

Já o nível médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) foi de 66%, apresentando uma variação negativa de 5,0 pontos percentuais. Já a UCI efetiva-usual, que mede o nível usual da utilização da capacidade instalada para os meses de janeiro, cresceu em 2017 em relação a janeiro de 2016 e atingiu 44,8 pontos.

As expectativas de fevereiro se mostraram otimistas. Para os próximos meses, os empresários esperam aumento da demanda por seus produtos e do nível de empregados, já que ambos os índices ultrapassaram a linha divisória dos 50 pontos. As expectativas em relação à compra de matérias-primas e à quantidade exportada ficaram abaixo dos 50 pontos.

Participaram da Sondagem Industrial do Maranhão indústrias dos segmentos de Alimentos, Vestuário, Couros, Derivados do petróleo, Biocombustíveis, Química, Limpeza e perfumaria, Plásticos, Minerais não metálicos, Metalurgia, Produtos de metal, Veículos automotores, Móveis, Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos.

Aquiles Emir, Maranhão Hoje

Nota do editor da Aldeia: Sugestão de Antônio Ladeia. Zapou ele: "Busquei no DIRETO DA ALDEIA e não encontrei nada a respeito, então resolvi enviar a você. Creio dar uma boa matéria".
Advertisemen