-->

Carlos Lula sinaliza favorável ao serviço de oncologia infantil

Publicidade
Após reunir com membros da Associação de Amparo aos Pacientes com Câncer da Região Tocantina (Ampare) na última semana (reveja aqui) para discutir a implantação do serviço de oncologia infantil em Imperatriz, o deputado Marco Aurélio (PCdoB) esteve na tarde desta terça-feira (14), secretaria estadual de saúde, onde foi recebido pelo secretário Carlos Lula e pela subsecretária Karla Trindade. O parlamentar integrou o grupo que lideranças da Região Tocantina que vem reforçando a causa, como a Ampare, tendo também como membro a ex-deputada federal Terezinha Fernandes, bem como a deputada estadual Valéria Macedo, além de representantes do Hospital São Rafael, que há muitos anos realiza serviço de oncologia em Imperatriz.

O Dr Adriano, oncologista, na ocasião representando o Hospital São Rafael apresentou um projeto de implementação e dos serviços que poderão ser disponibilizados para as crianças em tratamento de câncer de toda a Região Tocantina, contendo o cronograma de adequação da unidade, que ficaria pronta para atender a demanda ainda no primeiro semestre de 2017. "Estivemos em São Luís analisando o serviço ofertado pelo hospital Aldenora Bello e constatamos uma quantidade muito grande de crianças de toda a Região Tocantina. Situação que dificulta tanto o tratamento dessas crianças, por conta do deslocamento, do afastamento de suas famílias, como também acaba sobrecarregando a unidade de São Luís. Temos condições de suprir toda essa demanda, além de dar mais comodidade para os pacientes da região." afirmou o médico.

O projeto tem como objetivo integrar a oncologia infantil ao serviço de quimioterapia, cirurgias oncológicas e ao serviço de radioterapia que já são oferecidos aos pacientes da Região Tocantina pelo governo do estado através de hospitais e clínicas privados e que também agora passará a ser ofertado no hospital macrorregional de Imperatriz, para pacientes adultos.

O secretário Lula aprovou o projeto e irá encaminhar todas as ideias ao governador Flávio Dino para que se busquem as medidas orçamentárias, administrativas e legais para sua execução. "De antemão posso adiantar que trata-se de um projeto viável e de extrema importância para nosso estado. Não tenho dúvidas que contaremos com a sensibilidade e o apoio do governador Flávio Dino para sua aprovação." Destacou Lula;

Marco Aurélio se disse muito feliz com o posicionamento do secretário e destacou seu compromisso em apoiar a causa. "A vida é feita de lutas e esta é uma luta digna, que merece nosso esforço e União. Todos os serviços de tratamento do câncer que hoje são desenvolvidos em Imperatriz foram conquistados com muita luta da sociedade, tendo a Ampare na vanguarda. O governo Flávio Dino contribuiu com uma grande conquista que foi o credenciamento da radioterapia, que atende toda a demanda de nossa região e diminuiu o sofrimento de muitas famílias com o tratamento digno aos pacientes, perto de suas casas e por isso somos imensamente agradecidos. Agora, precisamos avançar no atendimento às nossas crianças que fazem tratamento de câncer. Está mais do que na hora e temos a certeza que o governador Flávio Dino, o secretário de saúde, Dr Carlos Lula envidarão todos os esforços para tornar possível a implantação desse serviço em Imperatriz, para atender toda a nossa grande região."

Para a presidente da Ampare, Adilene Ramos, o apoio do deputado Marco Aurélio foi fundamental para essa conquista. "Desde o início tivemos o apoio do nosso deputado Marco Aurélio na articulação desta causa. Após essa sinalização positiva do secretário Lula esperamos que possamos estar levando mais uma boa notícia para nossa região muito em breve." Declarou Adilene.

Gregory Pollon
Advertisemen