-->

Travessia é lançado por Flávio Dino

Publicidade
Os usuários de cadeira de rodas da Região Tocantina recebem uma das maiores inovações da iniciativa pública rumo à inclusão e cidadania. O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), lançaou o Serviço Travessia - Transporte Especial Gratuito, voltado para pessoa com deficiência, usuária de cadeira de rodas em Imperatriz e cidades próximas. O lançamento será realizado pelo governador Flávio Dino e demais autoridades, na sexta-feira (02), às 17h30, no auditório do Palácio do Comércio de Imperatriz.

Considerado um marco do Estado rumo à inclusão, o Travessia é um projeto ousado e transformador. Subsidiado pelo Governo do Estado, o serviço de transporte porta a porta e exclusivo garantirá a mobilidade de cadeirantes dos municípios de Imperatriz, Davinópolis, Senador La Rocque e João Lisboa. Diferente de cidades como São Paulo e Vitória, que oferecem o deslocamento do cadeirante para ter acesso apenas a serviços de saúde ou de forma paga, o serviço gratuito integrará o cadeirante aos serviços de saúde, educação, trabalho e lazer, funcionando inclusive aos fins de semana.


“Faz parte de um processo de interiorização das ações bem sucedidas da MOB na Região Metropolitana de São Luís. Assim como já aconteceu com o Expresso Metropolitano, agora, Imperatriz também receberá o Serviço Travessia. Esta expansão continuará no interior do estado e já estamos estudando outras regiões para fazer outros tipos de atendimento. Creio que todos os projetos que foram iniciados pela MOB terão o mesmo processo. Iniciaremos na Região Metropolitana de São Luís e, com os ajustes necessários, faremos a expansão para o interior do estado”, destaca presidente da MOB, Artur Cabral.

Serviço
Com capacidade de atendimento para até 1.000 passagens/mês, assim como em São Luís, o Travessia, na Região Tocantina, será executado em quatro veículos do tipo Van, adaptados, climatizados e com capacidade para levar até três cadeirantes e seus acompanhantes, além de espaço para os pertences dos passageiros. As viagens serão realizadas de 8h às 20h, mediante agendamento prévio, com no mínimo 48 horas de antecedência, por meio da Central Disque-Travessia. O cadeirante terá o destino à sua escolha, ficando submetido apenas à roteirização da frota, trabalho que será feito por meio de software para melhor aproveitamento do serviço.

Em novembro, o Serviço Travessia apresentou, no XIX Congresso Latinoamericano de Transporte Público e Urbano, em Montevidéu, no Uruguai, novas possibilidades para a acessibilidade no Maranhão, ao buscar solucionar o descompasso entre a demanda de pessoas com mobilidade reduzida de municípios localizados na Ilha de São Luís e a oferta de transporte público, proporcionando um direito essencial à população deficiente. Recentemente, o serviço ampliou o seu atendimento para crianças com microcefalia e deficientes visuais e já atinge 800 atendimentos mensais na Ilha.

Cadastro
O usuário de cadeira de rodas terá acesso ao Travessia por meio de cadastro que deverá ser realizado nos postos de atendimento itinerantes e na sede do Centro de Atendimento e Operação do Serviço Travessia em Imperatriz.

Para se cadastrar, o candidato deverá retirar a Ficha de Avaliação Médica pelos meios disponíveis:

1 - Página eletrônica da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana no endereço virtual www.mob.ma.gov.br
2 - Pontos de cadastramento itinerantes
3 - Centro de Atendimento e Operação do Serviço Travessia.

O candidato deverá entregar, nos pontos indicados, juntamente com a Ficha de Avaliação Médica os seguintes documentos:

1 - Cópia da Carteira de Identidade
2 - Cópia do Cadastro de Pessoa Física
3 - Cópia de Comprovante de Residência

A Ficha de Avaliação Médica deve ser preenchida, assinada e carimbada pelo médico responsável pelo acompanhamento do candidato, contendo CID e indicando o CRM do profissional responsável pela avaliação.

Postos para Cadastramento
O cadastro para acesso ao serviço começa no dia 02 de dezembro e será feito permanentemente no Centro de Atendimento e Operação do Serviço Travessia (Imperatriz), localizado na Praça Lino Teixeira, nº 335, Sala 05, Posto Pernambucano – Entroncamento Imperatriz/São Luís, no horário das 8h às 20h, de segunda à sexta, e 8h às 12, no sábado.

O cadastro itinerante segue cronograma:

05 a 10 de dezembro
No Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Imperatriz (CMDPD) na Rua Urbano Santos, nº 513, Juçara – Imperatriz;

19 a 23 de dezembro
Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz – CENAPA na Rua São Pedro, nº 674, Novo Imperatriz - Imperatriz

12 a 16 de dezembro
Centro de Referência da Pessoa com Deficiência de Imperatriz na Rua Pernambuco, nº 68, Barão do Rio Branco – Imperatriz

Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen