-->

Seminário de Energias Renováveis nesta terça

Publicidade
O Governo do Maranhão está investindo em um futuro sustentável, com a criação de políticas governamentais para realização de estudos, pesquisas, parcerias e convênios com universidades, para o desenvolvimento e execução de projetos que contribuam para minimizar o impacto ao meio ambiente. Nesse sentido, será realizado, nesta terça-feira (22), o ‘Seminário de Energias Renováveis – Investindo em um Futuro Sustentável’. O evento ocorrerá das 8h às 18h, no auditório da Casa Civil, no Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau.

“O Seminário tem como objetivo promover o potencial do Maranhão, através do uso de energias limpas, criando oportunidades de investimentos para a exploração econômica com sustentabilidade, aumentando a produção das riquezas do estado, promovendo o desenvolvimento econômico e social e gerando emprego e renda”, declarou a secretária de Estado de Minas e Energia, Crisálida Fonseca Rodrigues.

Por sua posição geográfica, o Maranhão se constitui como um dos estados mais promissores, apresentando grande potencial de geração de energia a partir de fontes solar, eólica, biomassa e maremotriz. Nesse intuito, o ‘Seminário de Energias Renováveis – Investindo em um Futuro Sustentável’ apresentará aos participantes estudos de casos e palestras sobre temas relativos ao potencial do Maranhão no setor de energias renováveis e ao uso racional e eficaz de energia com aplicação de novas tecnologias, visando estimular o conhecimento científico e tecnológico sobre os assuntos abordados neste âmbito.



Cinco palestras serão apresentadas durante o Seminário: ‘Potencialidades Energéticas do Maranhão’, ministrada pelo professor e doutor Osvaldo Saavedra, da Ufma/IEE; Eficiência Energética, pelo engenheiro Alex Alves, especialista da Schneider Electric; Energia Solar Fotovoltaica no Brasil e no Maranhão, pelo engenheiro e doutor Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar; Potencial de Energia Eólica no Maranhão, proferida pelo engenheiro Sandro Yamamoto, diretor técnico da Abeeólica; e Geração Distribuída no Brasil e no Maranhão, pelo engenheiro e doutor Carlos Evangelista, presidente da ABGD. Além de estudos de caso: Uso da Energia Solar no Maranhão, apresentado pelo engenheiro e mestre Claudio Martins – Enova (Ilha Lençóis/Indústria); e ‘Uso da Biomassa para Geração de Energia’, pelo engenheiro Flavio Lima, da Suzano.

Programação
8h às 9h – Credenciamento e Entrega de Material:
9h às 9h30 – Sessão de abertura
9h30 às 10h – Palestra I: Potencialidades Energéticas do Maranhão – Prof. Dr. Osvaldo R. Saavedra – Ufma/IEE
10h15 às 10h30 – Intervalo do café
10h30 às 11h – Palestra II: Eficiência Energética – Engº Alex Alves/Especialista da Schneider Eletric
11h15 às 11h45 – Palestra III: “Energia Solar Fotovoltaica no Brasil e no Maranhão” – Eng.º Dr. Rodrigo Lopes Sauaia – Presidente Executivo da Absolar;

12h às 14h – Intervalo para almoço
14h às 14h30 – Palestra IV: Uso da Energia Solar no Maranhão – Estudo de Caso – Engº Ms. Claudio Martins – Enova (Ilha Lençóis/Indústria)
14h45 às 15h15 – Palestra V: Potencial de Energia Eólica no Maranhão – Engº Sandro Yamamoto – Diretor Técnico Abeeólica
15h30 às 16h – Palestra VI: Uso da Biomassa para Geração de Energia – Estudo de Caso – Engº Flavio Lima – Suzano Papel e Celulose

Intervalo do café: 16h15min às 16h30min
16h30 às 17h – Palestra VII: Geração Distribuída no Brasil e no Maranhão – Engº Dr.Carlos Evangelista – Presidente da ABGD
17h15 às 18h – Encerramento

Agência de Notícias Maranhão

Advertisemen