-->

Praias mantiveram boas condições

Publicidade
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), atestou, com base no laudo de balneabilidade, que durante o mês de outubro as praias São Luís e São José de Ribamar mantiveram boas condições de balneabilidade. O resultado satisfatório vem se repetindo e representa o trabalho ininterrupto realizado pelo Governo do Maranhão, por meio de investimentos para despoluir os rios e praias da Ilha de São Luís.

“As ações que estão sendo realizadas pela Sema, tais como coletas e análises de amostras de água nas praias de São Luís e trecho de São José de Ribamar, estão sendo intensificadas nos equipamentos instalados na orla e área de influência que lançam esgoto sanitário in natura nas praias e rios. As intervenções que estão sendo realizadas pela Caema estão contribuindo para a melhoria das condições de balneabilidade em 100% dos 21 pontos investigados pela Secretaria”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

Laudos atestaram durante o mês de outubro que praias estão próprias para banho
Laudos atestaram durante o mês de outubro que praias estão próprias para banho. Foto: Gilson Teixeira
As amostras foram coletadas por técnicos do Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Sema. Todos os pontos apresentaram níveis de Escherichia coli abaixo do que determina a Resolução nº 274/00, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que considera águas das praias próprias para o banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Neste caso, os números estão abaixo de 200, o que significa que foi atingida, de acordo com a Conama, a categoria Excelente.

As águas das praias serão consideradas impróprias quando não atenderem a esse critério ou quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Pontos de coleta nas praias

As amostras são coletadas nas praias Ponta d’Areia (ao lado do Forte Santo Antonio, em frente ao Edifício Herbene Regadas, atrás do Hotel Praia Mar, atrás do Bar do Dodô, em frente à Praça de Apoio ao Banhista e em frente ao Hotel Brisa Mar); São Marcos (em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s, em frente à Barraca da Marcela, em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar, em frente ao Ipem e ao Bar Kalamazoo e Foz do Rio Calhau); Calhau (à direita da elevatória II da Caema; em frente à Pousada Tambaú; em frente ao Bar Malibu); Olho d’Água (à direita da Elevatória Iemanjá II e a direita da Elevatória Pimenta I); Praia do Meio (São José de Ribamar) e Araçagi (São José de Ribamar).

Mais Saneamento

Desenvolvido por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), o programa Mais Saneamento está impactando diretamente na recuperação da balneabilidade das praias. A partir do Mais Saneamento foram realizadas as obras de despoluição do Rio Pimenta, inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vinhais, despoluição do Rio Claro e do Rio Calhau, construção da ETE do Anil, reforma das duas ETEs já existentes, instalação de redes coletoras e interceptores e construção de estações elevatórias de esgoto.

Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen