-->

PDT ganha +1 vaga e Julião assume

Publicidade
A Câmara Federal, atendendo decisão da justiça, empossou hoje Julião Amin (PDT) como novo deputado federal do Maranhão, conforme documento abaixo abaixo da mesa diretora. No mesmo despacho, Rodrigo Maia retirou a titularidade de Alberto Filho (PMDB) e o colocou na condição de primeiro suplente. Ele permanece na Casa por conta de um dos titulares da sua coligação, Sarney Filho, está licenciado para ocupar o Ministério do Meio Ambiente.

Porém, o deputado federal Julião Amin nem deve esquentar a cadeira em Brasília. Ele retorna à São Luís para reassumir a secretaria do Trabalho e Emprego no governo do Maranhão. Em seu lugar, entra o primeiro suplente do PDT, o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo que vai fazer companhia à Weverton Rocha na bancada maranhense do PDT.

Com domicílio eleitoral em Imperatriz-MA, o deputado federal Davi Alves Silva Júnior (PR) agora se tornou segundo suplente de deputado federal e está fora, momentaneamente, da Câmara. A odontóloga e ex-candidata a prefeita, Rosângela Curado, do PDT, voltou a ser segunda suplente.




Com a homologação, o PDT volta a ter duas vagas na Câmara dos Deputados. Em 2014, o partido decidiu sair isolado para garantir as vagas. Com a anulação dos votos de Deoclides Macedo toda a legenda foi castigada. Tivesse se coligado no chapão da então oposição, Weverton e Julião ganharam votos suficientes para se elegerem e ainda deixariam de fora da Câmara um desafeto comum, o ex-prefeito de São Luís, João Castelo.

Menos mal. No fim das contas quem perdeu a vaga mesmo foi a legenda, PMDB, de fato, pré-histórica contendora do PDT.

Na foto em destaque, Julião Amin (D) e Deoclides (E) estão com Wagner Soares Padilha, Secretário-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados. O ex-prefeito, no WhatsApp, escreveu:
Aos mais de 56 mil eleitores que me confiaram seu voto

Esse voto valeu e será honrado. Hoje a Mesa Diretora da Câmara declarou em ato oficial o meu retorno à condição de Deputado Federal (primeiro suplente), ao convocar o companheiro Julião Amim a reassumir o cargo titular. O ato foi publicado no Diário da Câmara dos Deputados que circulou com data de hoje, sexta-feira, 25.

Foi uma árdua luta jurídica para reafirmar a vontade soberana do voto popular.

Confiante que também reassumirei o mandato, com disposição redobrada para fazer valer por dois cada dia de trabalho. O Maranhão tem pressa, os desafios são enormes e a região Sul do Estado sabe que contará com um representante tenaz e obstinado em defesa dos interesses da população.
Advertisemen