-->

Encontro debate agonia do Tocantins

Publicidade
Sem Florestas Nativas Não Tem Água e Sem Água Não Tem Vida
A Comissão Organizadora - Mobilização Social da Campanha Salve o Rio Tocantins, por correio eletrônico convida entidades e ambientalistas para participarem de atividade em defesa do Rio Tocantins:

Veja cópia enviada ao Fórum Carajás e reproduzida por Territórios Livres do Baixo Parnaíba:
Pelo presente, convidamos os parceiros (as) do Fórum Carajás para participarem do Encontro Temático: Degradação Ambiental do Rio Tocantins e necessidade de implementação do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, que será realizado no Dia 17 de novembro de 2016, de 9h às 11h30min, no auditório da sede do ECVC (Encontro Cristão de Vivência Conjugal), Rua Santos Dumont, nº 215, próximo à Paróquia de São Pedro de Alcântara, centro, Carolina-MA.

Esse encontro tem como objetivo iniciar a discussão e a mobilização social sobre a temática da Bacia do Rio Tocantins-Araguaia e a necessidade de implementação do Comitê Gestor da referida Bacia Hidrográfica (Lei Federal nº 9.433/97), bem como da política de educação ambiental (Lei nº Estadual nº 9.279/2010) nas escolas municipais e estaduais da região.

Informamos que o encontro de Carolina-MA é a primeira etapa de uma série de atividades que deverão ser realizadas. Contamos com a valiosa participação de todos e todas!


Atenciosamente,
Auridenes MatosMarcos CoqueiroRaimundo dos Reis R. da SilvaAntonio Ferreira de Araújo
Conforme explica a mesma correspondência, apoiam a iniciativa:
  • Articulação de Meio Ambiente e Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia Associação de Desenvolvimento Socioambiental da Bacia do Rio Mearim - Guapê
  • Rede de Gestão Ambiental do Maranhão – Regeama
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma/Carolina-MA)
  • Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR/Carolina-MA)
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio
O Rio Tocantins agoniza com a estiagem e com as hidrelétricas instaladas recentemente ao longo do seu leito. Ontem, 10, uma comissão de deputados estaduais do Maranhão foi à Hidrelétrica de Estreito-MA, administrada pelo Consórcio Ceste. A imprensa foi vedada de participar do Encontro, mas as imagens em três estados diferentes são mais fortes e sem explicação:

Em Marabá-PA, o leito do Rio Tocantins agora é campo de futebol. Foto: Blog do Zé Dudu

Em Imperatriz-MA, o Imperador Tocantins está ferido e suas vísceras expostas. Foto: Youtube

Em Tocantinópilis-TO, vizinho a Estreito=MA, a situação é lamentável. Foto: Dirceu Leno
O professor Deusimar Negreiros, ambientalista e secretário-geral (equivalente a presidente noutras legendas) do Partido da Refundação Comunista, (PRC) confirmou presença no Encontro e de uma delegação regional. "O Comitê do nosso partido sediado em Imperatriz-MA, conforme decisão nacional, comunicada em nossa recente conferência, tem o papel de liderar os municípios do Sul do Maranhão, Norte do Tocantins e Sudoeste do Pará", explicou.

O dirigente foi convidado, também por correio eletrônico, e iniciou a organização de Caravana para o evento. Na sua correspondência, os organizadores enviaram também a lista dos estados e municípios do Maranhão que participam da Bacia do Rio Tocantins-Araguaia.

Estados

  1. Tocantins
  2. Goiás
  3. Pará
  4. Mato Grosso
  5. Maranhão
  6. Distrito Federal

Municípios do Maranhão

  1. Açailândia
  2. Buritirana
  3. Campestre do Maranhão
  4. Carolina
  5. Cidelândia
  6. Davinópolis
  7. Estreito
  8. Feira Nova do Maranhão
  9. Governador Edison Lobão
  10. Imperatriz
  11. João Lisboa
  12. Lajeado Novo
  13. Montes Altos
  14. Porto Franco
  15. Riachão
  16. Ribamar Fiquene
  17. São Francisco do Brejão
  18. São João do Paraíso
  19. São Pedro da Água Branca
  20. São Pedro dos Crentes
  21. Senador La Rocque
  22. Sítio Novo
  23. Vila Nova dos Martírios
Os deputados do Maranhão participaram do Workshop promovido pelo Ceste na parte da manhã desta quinta, 10. Veja a imagem publicada e o que descreveu o jornalista Josué Moura num grupo de WhatsApp sobre o turno vespertino:

Workshop "Cheias e secas do Rio Tocantins"
Fraco de público, o l Workshop "Cheias e secas do Rio Tocantins", promovido pelo Ceste. Menos de 40 pessoas. Pela manhã os deputados estiveram aqui na área da UH, agora à tarde não compareceram, acho que foram embora... Foto e legenda: Josué Moura
Advertisemen