Publicidade
Cúpula da Uema desafia Flávio Dino
A cúpula da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) formada por cinco pro-reitores da Instituição em documento datado de 5 de outubro de 2016, e assinado um dia depois pelo reitor, Gustavo Pereira da Costa, posiciona-se contra a aprovação do projeto de lei do Poder Executivo, de criação da Universidade Estadual da Região Tocantina (Uemasul) que será apreciado hoje à tarde [segunda-feira, 17] pela Assembleia Legislativa.![]() |
Magnífico Reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa. Foto: iMirante |
Conforme o anuário publicado pela Uema, mais de 70% dos possíveis campi da nova Uemasul é constituída de mestres e doutores. Mas, o documento que foi entregue a membros do governo estadual, sem citar fontes nem números enreda pelo obscurantismo com omissão da informação ao sugerir que "Pelo exposto acima, inicialmente, para que seja criada a Universidade por meio de lei faz-se necessário: a) um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado e doutorado". Como se a cúpula da Uema desconhecesse desse dado.
![]() |
Trecho do ofício que encaminha Nota Técnica sobre o Projeto do Governador Flávio Dino |
Um dia após o envio da iniciativa do Executivo, a cúpula da Uema apressou-se em esclarecer, nas entrelinhas, a contrariedade com a criação da Uemasul. e começou a bombardear com ameaças como se a comunidade universitária fosse contrária ao projeto:
Orienta, por conseguinte, aos seus professores, servidores e alunos, impactados pela notícia, que se mantenham, com serenidade e equilíbrio, no efetivo exercício de suas atividades acadêmicas e administrativas, certos de que não lhes serão subtraídos direitos e conquistas.É aquela velha história: O projeto é bom e necessário, mas não pode ser feito agora porque faltam recursos e outras pendências.
Notas do editor da Aldeia: a) A pressão da cúpula da Uema parece que fez efeito. Desde a segunda-feira, a Assembleia Legislativa, no quesito notícia ao público, entrou no silêncio sepulcral. Veja o que foi divulgado pela Agência de Notícias da Instituição. b) O artigo foi publicado originalmente na segunda-feira, 17 de outubro noutro ambiente:, a Aldeia Global TV . c) A aprovação da Uemasul deveria ser anunciada na Semana Nacional de Tecnologia no Maranhão que começa hoje, em Imperatriz. Página da Uema silencia sobre o tema, diferente da Ufma e Ifma.
18 de Out de 2016
17 de Out de 2016
16 de Out de 2016
Comente aqui