-->

Semana do Idoso é comemorada

Publicidade
Em alusão à Semana do Idoso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) elaborou uma programação especial para todos os moradores da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Solar do Outono que é mantida e administrada pelo Governo do Estado. As atividades iniciaram nesta terça-feira (11), e se estenderão até a próxima sexta-feira (14).

Durante toda a comemoração, os 37 idosos, entre 60 e 90 anos, que moram no Solar participaram de feiras culturais, exposições, shows de talentos, passeios, cultos ecumênicos, culminando em um jantar dançante.
Secretário Neto Evangelista acerta o passo no Solar do Outono. Foto: Honório Moreira
Segundo o secretário da Sedes, Neto Evangelista as atividades lúdicas são necessárias para que a permanência dos idosos se torne mais leve na Casa. “Sempre estamos buscando formas deles se sentirem acolhidos e valorizados, por isso grande parte dos moradores participam diariamente de atividades que possam proporcionar o bem-estar e tornar o ambiente do Solar mais acolhedor”, ressaltou o gestor da Sedes.

Alcinete Chaves, 73 anos, era só orgulho dos seus quadros expostos durante a programação. “Sempre que tem os cursos, seja de pintura ou de trabalhos manuais, eu participo. Eu me sinto bem criando. Gosto de pintar e isso me traz ótimas lembranças”, disse Alcinete, ativa participante dos cursos ofertados pelo Lar de Idosos. “Faz com que eu esqueça dos problemas e me sinta jovem” explicou.

De acordo com a terapeuta ocupacional do Solar do Outono, Francilene Mota, que acompanha os moradores há 2 anos, todas as oficinas realizadas para os idosos, além de resgatar valores e boas lembranças de suas vidas, também têm função terapêutica essencial para essa fase da vida.

“Todas as atividades são uma maneira de mantê-los ativos. Pode ser a dança, a pintura ou outras atividades, tudo tem como objetivo manter as habilidades manuais e a capacidade funcional dos idosos de uma forma prazerosa e que saia da rotina. Dessa forma, tornando a longa permanência deles mais tranquila e agradável”, explicou a terapeuta.

Outro morador do Lar de Idosos que sempre participa das atividades é o Senhor Francisco Augustinho de Brito, de 80 anos. As datas comemorativas são as mais esperadas por ele. “Gosto de festa, de animação. Onde tem música eu estou e por mim teria festa todo dia”, disse o dançarino Francisco. A programação segue até o final da semana com show de talentos, apresentação de mágico, almoço e jantar Musical, feira cultural, missa, culto, além de apresentações musicais e teatrais.


Reconhecimento

Ainda durante a comemoração desta terça-feira, duas colaboradoras do Solar do Outono receberam certificação pelos relevantes trabalhos prestados voluntariamente ao Lar de Idosos: Maria Sebastiana Pinheiro e Fernanda Fernandes.

“Faço de coração tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar e zelar pelo Solar do Outono e por todos os idosos que moram aqui, pois penso no amanhã e seria muito feliz em encontrar pessoas que fizessem o mesmo por mim no futuro”, declarou Maria Sebastiana ao receber o certificado das mãos do secretário Neto Evangelista, da diretora do Solar, Valéria Lima e da secretária de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Cynthia Mota.

Karlliane Colins, Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen