-->

Quais leis asseguram a transição?

Publicidade

Quais a leis que asseguram o processo de transição no Maranhão

Essa é pergunta que mais chega a mim nas redes sociais, caixa de e-mails e via telefone. Para começar o assunto, o princípio básico de um processo de transição é não haver a descontinuidade dos serviços públicos.

Trocando em miúdos, o cidadão não deve (ou deveria) ser penalizado porque o atual prefeito perdeu a eleição. Se a votação dele não foi suficiente é porque não fez jus aos compromissos assumidos com os seus eleitores.
Clique na imagem e siga para o Facebook de Wellinto Resende. Foto: MPMA
Agora não adiante penalizar a população não pagando fornecedores, servidores contratados e até, pasmem, levando as tomadas do prédio da prefeitura. Um espetáculo, no mínimo, ridículo. Enfim, a transição é um processo de mudança natural.

Para assegurar isso, o governo estadual editor da Lei nº 10.219/2015, de 31 de março de 2015, que Institui a Transição Republicana de Governo, dispõe sobre a formação da equipe de transição, define o seu funcionamento e dá outras providências.

Da mesma forma, que o Art. 156 da Constituição do Estado do Maranhão que no prazo de dez dias após a proclamação do resultado da eleição municipal pelo Juiz Eleitoral da respectiva Zona, o Prefeito Municipal deverá entregar ao sucessor, relatório da situação administrativa municipal, que conterá obrigatoriamente:
  1. Relação das dívidas do Município por credor, com as datas dos respectivos vencimentos.
  2. Medidas necessárias à regularização das contas municipais junto ao Tribunal de Contas do Estado e da União, referentes a processos que se encontram pendentes, se for o caso.
  3. Situação dos contratos com empresas concessionárias de serviços públicos.
  4. Relação dos contratos para execução de obras já em andamento ou apenas formalizados, informando o que foi realizado e pago, bem como o que há para realizar e pagar referente aos mesmos.
  5. Transferências a serem recebidas da União e do Estado, referentes a convênio
  6. Relação dos servidores municipais efetivos e comissionados com a respectiva lotação e remuneração.
Mãos à obra e sucesso no processo de transição!

Wellinto Resende
Advertisemen