-->

Defesa Civil monitora nível do Rio

Publicidade
O serviço de monitoramento do nível do rio Tocantins tem sido acompanhado pelos técnicos da superintendência de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz.

De acordo com o coordenador do órgão Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, o trabalho de monitoramento passou a ser intensificado desde os primeiros registros da diminuição da vazão da usina hidrelétrica de Estreito (Ceste).
Pedrais surgem no Rio Tocantin e inviabilizam a navegação
Pedrais surgem no Rio Tocantin e inviabilizam a navegação. Foto: Blog do Gil Carvalho
Ele informou que os técnicos verificaram na última terça-feira (11) no perímetro da Pousada Lyon ao povoado Imbiral que “alguns pontos do rio Tocantins começaram gradualmente serem encoberto, principalmente entre as praias do Cacau e do Meio, em Imperatriz”.

“Essa situação preocupava muito, pois o nível do rio chegou ao ponto de inviabilizar navegações de médio e grande porte em vários trechos”, observa ele, que prevê a elevação lentamente do rio Tocantins, embora ainda registre 2,79 centímetros abaixo de zero (negativo).

Chico do Planalto aponta que a vazão da hidrelétrica de Estreito chega a 948,06 metros cúbicos por segundo, sendo que o nível do lago da usina se encontra estabilizado, faltando apenas os lagos das usinas de Serra da Mesa e Lajeado.

Gil Carvalho
Advertisemen