-->

50 anos: Câmara homenageia Ufma

Publicidade
A exemplo da Assembleia Legislativa Estadual e de várias outras instituições maranhenses, a Câmara Municipal de São Luís celebrou o Jubileu de Ouro da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) com uma sessão solene na tarde desta segunda-feira (24). O evento, que reuniu servidores, parlamentares, professores e representantes de instituições públicas e privadas, foi marcado pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela universidade nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

A iniciativa da homenagem partiu da vereadora Rose Sales (PMB), egressa do curso de Pedagogia e atualmente mestre em educação pela Ufma. Em seu discurso, a parlamentar destacou o papel social e político da universidade para o estado do Maranhão, como instituição responsável pela produção científica e pela formação de profissionais qualificados para atuar na sociedade. “É inegável a contribuição da Ufma para o desenvolvimento do nosso estado. Ela tem preparado pessoas para fazer a diferença na sociedade”, declarou.



Mais sobre o Jubileu da Ufma, aqui. Fotos: Ufma
A vereadora lembrou ainda a importância da Ufma, no seu Jubileu de Ouro, ter uma mulher como representante máximo. Para Rose Sales, Nair Portela tem feito uma gestão importante dando continuidade ao trabalho de excelência que a universidade realiza. “É gratificante ver uma mulher como Nair Portela ocupando, com competência, um cargo de gestão de tamanha importância que é a reitoria da Universidade Federal do Maranhão”, destacou.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), Dorlene Aquino, que representou a reitora Nair Portela na solenidade, a homenagem é um justo reconhecimento da Câmara Municipal por tudo que a Ufma tem feito em relação à educação não só no âmbito municipal mas também em nível estadual. “Lembramos também que a universidade possui vários campi espalhados pelo continente e que são responsáveis pela formação de profissionais que atuam em todo o estado”.

Durante a cerimônia, a pró-reitora Dorlene Aquino recebeu da vereadora Rose Sales uma placa em homenagem ao Jubileu de Ouro da Ufma. O evento finalizou com uma performance sobre educação intitulada “Minha história”, baseada na obra do cantor e compositor maranhense João do Vale. A atuação foi conduzida pelo ator Domingos Tourinho, que é arte-educador também formado pela Ufma.

Estiveram presentes à solenidade os vereadores José Joaquim e Manoel Rego; a promotora de justiça da educação inclusiva, Maria Luciane Lisboa Belo; a presidente da Associação comercial do Maranhão, Luzia Helena de Freitas Fonseca Rezende; o vice-presidente da FIEMA, Cláudio Donizete Azevedo; a pró-reitora de Recursos Humanos, Elisa Lago, além de religiosos, funcionários, alunos, familiares e membros da comunidade.

Saiba Mais

O cinquentenário da Universidade Federal do Maranhão foi marcado por uma vasta programação cultural, que teve início no começo do mês de outubro e se estendeu até a última sexta-feira (21), com a Noite do Jubileu de Ouro, realizada no Centro de Convenções.

A Ufma chega aos 50 anos como o maior centro de produção de conhecimento do Estado e uma das mais importantes instituições de ensino superior do país, responsável por formar gerações de profissionais, desenvolver a pesquisa, incentivar a qualificação, a produção cultural, o empreendedorismo e a inovação tecnológica.

Ufma
Advertisemen