-->

Poços nos bairros Santa Helena e Gapara

Publicidade
“Agradeço não só pelas obras, mas principalmente pela atenção que a minha família está recebendo. Ter qualidade de vida depois de tanto tempo de sofrimento, não tem explicação”, disse Conceição Pereira, moradora da comunidade de Santa Helena, no bairro Quebra Pote, zona rural de São Luís, durante o anúncio da instalação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água que beneficiará 72 famílias.
Secretário Neto Evangelista ao lado de moradores do Santa Helena. Foto: Agência Maranhão de Notícias
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vistoriou os bairros Santa Helena e Gapara nesta quinta-feira (22), a perfuração dos poços acontecerá na próxima semana. “Fico feliz em dar o pontapé inicial da perfuração desses poços que irão beneficiar centenas de famílias. Ter água de qualidade em casa é um direito dos cidadãos, e a nossa missão é ampliar esse serviço público e garantir às famílias melhorias à sua saúde e, consequentemente, melhorar qualidade de vida”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.

O apelo para que o problema da falta de água no bairro Santa Helena fosse solucionado, surgiu a partir da construção da casa para os trigêmeos, que ficaram órfãos em 2015. A casa foi entregue à família composta por 12 pessoas com toda mobília necessária, como geladeira, fogão, máquina de lavar, camas, sofá, guarda-roupas e armários para cozinha. No entanto, não tinha água encanada.

Maria José Rodrigues, tia dos trigêmeos e das outras quatro crianças que moram na casa, agradeceu pela obra que beneficiará não só sua família, mas toda a comunidade de Santa Helena. “Através do Governo do Estado conseguimos nossa casa e agora o poço que acabará com o nosso sofrimento por conta da falta de água. Não teremos mais que carregar água na cabeça, agora teremos água encanada nas nossas casas. O governador Flávio Dino nos deu muito mais que isso, ele nos deu dignidade”, disse Maria José.

Sistemas simplificados de abastecimento de água

Os sistemas simplificados de abastecimento de água implantados pelo Governo do Maranhão são compostos por um poço, reservatórios de água com estrutura de concreto, caixas d´água, redes de distribuição principal e secundária e ligações domiciliares. O valor da obra está estimado em R$ 145.581,15 reais e R$ 171.693,15 centavos, respectivamente, nos bairros Santa Helena e Gapara. Nesse último 87 famílias serão beneficiadas.

Estiveram presentes o secretário Neto Evangelista; o subsecretario Francisco Oliveira; O secretário adjunto de Administração e Finanças, Vinicius César; a secretária adjunta de elaboração de projetos, Wilnete Carvalho; o Gerente de Inclusão Socioprodutiva Martinho Lima; a secretaria adjunta de Segurança Alimentar, Lourvidea Caldas e equipe técnica da Sedes.

Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen