-->

O polo norte de Júpiter é diferente

Publicidade
A Juno está no auge de seu passeio cósmico na órbita de Júpiter. Ela acaba de fazer o primeiro sobrevoo do planeta com seu equipamento ativado, e já mandou cliques inéditos para os pesquisadores terráqueos. Imagens do polo norte do planeta mostram tempestades e sistemas atmosféricos que não são encontrados em nenhum outro gigante gasoso do Sistema Solar.

A Juno completou com sucesso o primeiro de 36 sobrevoos orbitais em 27 de agosto, quando a sonda estava a apenas 4200 km de distância da atmosfera do planeta. Na ocasião, ela coletou 6 MB de dados e completou o trajeto entre os polos sul e norte do planeta em 36 horas. A NASA fez uma montagem de sua lenta aproximação.

“É nossa primeira olhada no polo norte de Júpiter, e lá é diferente de tudo que nós já vimos e imaginamos”, explicou à assessoria da Nasa Scott Bolton, líder da equipe de análise de dados da Juno do Instituto de Pesquisas do Sul em Santo Antônio, nos EUA.

“A cor lá é mais azulada que em outras partes do planeta, e há muitas tempestades. Não há sinais das faixas latitudinais e dos cinturões com que estamos acostumados – é difícil reconhecer Júpiter nas fotos. Há sinais de nuvens com sombras, o que significa que elas estão a uma altitude maior que os demais elementos”, completou.

A Nasa também publicou uma foto do polo sul do planeta.


Revista Galileu
Advertisemen