-->

Novo padrão Ethernet, até 5Gbps

Publicidade
Os PCs, roteadores e dispositivos de rede mais atuais trabalham usualmente com transmissões de dados de até 1 Gbps via cabo de rede (RJ45), mas um novo padrão recém-aprovado pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) promete aumentar potencialmente a velocidade dos dados transferidos com cabos comuns, aqueles que encontramos em casa.

O padrão, chamado de "IEEE 802.3bz-2016", "2.5G/5GBASE-T" ou apenas "2.5 e 5 Gigabit Ethernet" permitirá, assim como seu nome já diz, velocidades de transferência de 2,5Gbps via cabos Cat 5e ou 5 Gbps com cabeamento Cat 6.

Ele foi projetado especificamente para preencher a lacuna de par-trançado-de-cobre entre o Gigabit Ethernet (1 Gbps) — que é atualmente o padrão mais rápido para cabos convencionais Cat 5e e Cat 6 — e o 10 Gigabit Ethernet, que pode transferir até 10 Gbps, porém, requer cabeamento especial Cat 6a ou Cat 7.

Com a mudança, usuários domésticos e a maioria dos escritórios e pequenas empresas que ainda confiam-se em soluções cabeadas, poderão desfrutar da mudança sem precisar trocar seu cabeamento. Usuários de roteadores Wi-Fi mais modernos com a tecnologia 802.11 ac, por exemplo, também verão um ganho absurdo no desempenho, vendo que os cabos de rede de 1 Gbps eram, atualmente, um dos grandes "gargalos" para transmissão de dados.

Enquanto o padrão de rede sem fio "AC" consegue transmitir em tese até 6.5G bps, a maioria dos usuários domésticos ficava limitada a 1.3 Gbps ou 1.6 Gbps, tudo por causa das limitações atuais dos cabos Gigabit Ethernet.

Agora, só nos resta esperar que equipamentos residenciais capazes de transmitir 2,5 Gbps e 5 Gbps cheguem ao mercado, e pelo andar da carruagem, não deverá demorar muito.

Aliando esse avanço à recente quebra de recorde da Huawei para distâncias de transmissão via fibra ótica, os dias de internet lenta estão contados!

tudocelular,com
Advertisemen