-->

Luminar: Caravana da Ciência em Codó

Publicidade
O sábado (03) foi de muitas descobertas para alunos do Centro de Ensino René Bayma, localizado no município de Codó. Os estudantes participaram das atividades do programa ‘Luminar: Caravana da Ciência’, a maior iniciativa de difusão e popularização da ciência e tecnologia do o estado.

O programa, realizado pelo Governo do Maranhão e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), levou aos jovens oficinas de robótica, games, astronomia, eletricidade básica, além da apresentação do Planetário, onde os estudantes tiveram oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a área da ciência.

Estudantes de Codó participam de ação do Programa
Estudantes de Codó participam de ação do Programa. Foto: +GovernoMA 
Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o projeto é um importante mecanismo para despertar novas vocações. “O projeto possibilita à sociedade mais conhecimento na área da ciência e tecnologia, sendo somado a um grande trabalho que atualmente é feito por intermédio do programa Mais IDH”.

“Achei muito bom, é como uma viagem no tempo! A partir do momento que entramos no Planetário foi cheio de descobertas. Nunca tinha visto nosso planeta desta forma e estou tendo essa oportunidade”, explicou a estudante Cleonice da Silva.

Joilson Costa, da equipe de coordenação, frisou a importância da ação para aproximar a população do conhecimento tecnológico. “A proposta é desconstruir a ideia de que ciência e tecnologia são produzidas somente pela academia e que ciência não pode ter um diálogo próximo à sociedade. Pelo contrário, com essas oficinas, queremos que esse conhecimento esteja próximo da população”, frisou.

Para o professor Torres Filho, a iniciativa é fundamental para despertar novos conhecimentos. “O Luminar é importante, pois atua em áreas que não são comuns na rotina escolar e muito menos conhecidas das pessoas. Com essa oportunidade, tenho certeza de que a semente vai ser plantada nesta escola e em breve pode trazer bons frutos”, disse. O programa prossegue até o próximo sábado (10) para o Centro de Ensino Rural dos Lopes na cidade de Primeira Cruz.

Cíntia Lima
Advertisemen