-->

#ForaTemer alcança desfile em Brasília

Publicidade
A Agência Brasil demonstra o que acontece hoje com os setores médios. Aos poucos, vão se dando conta que embarcaram na canoa furada do impeachment e pulam do barco.

O ex-presidente Lula e a presidenta deposta Dilma Rousseff, formaram a Empresa Brasileira de Comunicação independente. Os golpistas prometeram mais, e durante o impeachment percebia-se que a maior parte dos textos da Agência Brasil, órgão da EBC, mostrava simpatia pelo golpe.

Tão logo assumiram o poder, caiu a máscara de cordeiro. Os tigres, digo, os lobos, ou melhor, os tucanos apareceram e decretaram uma espécie de intervenção branca na EBC pndo por terra todas as conquistas e que foi, até agora, barrada na justiça.

Agora, os textos da EBC mudaram sua linha editorial e para melhor, com a verdadeira independência que todo o País espera, como na publicação abaixo.

Frederico Luiz

O presidente Michel Temer e a primeira-dama Marcela Temer durante desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios Foto: Wilson Dias, Agência Brasil
O presidente Michel Temer e a primeira-dama Marcela Temer durante desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios Foto: Wilson Dias, Agência Brasil

Em Brasília, protesto contra o governo Temer pede novas eleições

Manifestantes fazem ato contra o governo de Michel Temer na Esplanada dos Ministérios, do lado oposto ao desfile que marca o Dia da Independência.

A concentração foi marcada para as 8h30, pouco antes do início das celebrações de 7 de setembro, agendadas para as 9h. Os manifestantes reuniram-se no Museu Nacional, fizeram cartazes e começaram a gritar palavras de ordem por volta das 9h. A expectativa da organização é que 5 mil pessoas participem do ato. Após o desfile, os manifestantes seguirão em caminhada até o Congresso Nacional.

A movimentação era tranquila no início da manhã. Um grupo estendia quatro faixas com os dizeres: “Fora Temer, eleições já”, deixando-as visível para quem descia o Eixo Monumental em direção ao Congresso Nacional. Mais tarde, outros movimentos também estenderam suas faixas de protesto. Ao todo, mais de 90 entidades se posicionam contra o governo Temer e questionam a legitimidade da tomada de poder, que classificam como golpe.

Direto da Aldeia Global recmenda leitura:
Temer é recebido com vaias, gritos de "fora" e aplausos em desfile na Esplanada

“O ato faz parte de uma série de ações contra o governo. Não concordamos com as propostas para diversas áreas, como educação, comunicação”, diz Breno Lobo, integrante do movimento Juntos - Juventude em Luta.

Militantes do PT estenderam uma faixa verde e amarela de 150 metros já usada no 7 de Setembro do ano passado. O “Não vai ter golpe” de 2015 virou “Fora Temer”, escrito em vermelho.

O protesto foi convocado pelas redes sociais, recebeu mais de 4 mil confirmações e 4,6 mil manifestaram interesse no ato pelo Facebook, em Brasília. Ações semelhantes foram convocadas em outras cidades do país. A manifestação “Fora Temer”, une-se, este ano, ao Grito dos Excluídos, protesto tradicional de 7 de Setembro, que reúne movimentos sociais em busca de visibilidade e melhores condições de vida.

“Neste ano, o nosso lema é Fora Temer, nenhum direito a menos. Vamos deixar claro que não sairemos das ruas”, diz Wilma dos Reis, uma das organizadoras do ato. Em frente a um cartaz do coletivo #Mulherespelademocracia, ela diz que os direitos das mulheres estão ameaçados por diversas medidas do atual governo. “É um governo de homens, héteros e brancos, onde a mulher é vista apenas como decorativa nos altos cargos”.

Mariana Tokarnia, EBC
Advertisemen