-->

AI: Google, Microsoft, Face, Amazon e IBM

Publicidade
É notável que cada vez mais as gigantes do setor da tecnologia estão se aproveitando dos benefícios da inteligência artificial em seus produtos e serviços, fato esse que só tende aumentar nos próximos anos. Em virtude disso, Google, Microsoft, Facebook, Amazon e IBM uniram suas forças para juntas criarem normas e métricas a serem cumpridas por essas e outras empresas, assim como os pesquisadores, para que essa ciência seja explorada de forma ética, sem nenhum abuso de poder.

"Um pequeno número de grandes empresas são hoje as potências por trás do desenvolvimento da inteligência artificial sofisticada. A inauguração da parceria no AI é um passo muito positivo no sentido de assegurar esta tecnologia é usada com sabedoria", revelou Murray Shanahan, professor de robótica cognitiva do Imperial College de Londres.
Com o nome de Parceria de Inteligência Artificial para beneficiar as pessoas e a sociedade, a aliança não pretende formar um lobby para comandar, aprovando ou não de que forma a tecnologia está sendo utilizada e nem pressionar o governo para isso, mas sim "conduzir a pesquisa, recomendar as melhores práticas e publicar a pesquisa sob uma licença aberta em áreas como ética, equidade e inclusão; transparência, privacidade e interoperabilidade; colaboração entre pessoas e sistemas de inteligência artificial; e a confiabilidade, a confiabilidade e robustez da tecnologia". E, para isso, cada membro terá representação igualitária, aceitando a contribuição de "acadêmicos, organizações sem fins lucrativos e especialistas em política e ética".

Contudo você deve ter percebido a falta da Apple, assim como outras, nessa lista. A companhia é uma das grandes empresas do setor e também investe pesado em IA como, por exemplo, em assistentes pessoais, reconhecimento de imagem e controle de voz. Infelizmente, mais uma vez, a firma da maçã optou por seguir seu caminho sozinha. Lembrando que parcerias como essas são bastante comuns. Para exemplificar, essas mesmas empresas fazem parte do Unicode Consortium, que ordena os caracteres e emojis a serem incluídos nas plataformas.

tudocelular.com
Advertisemen