-->

Acabou a 17ª Semana do Encarcerado

Publicidade
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou, na manhã desta quinta-feira (1°), a cerimônia de encerramento da 17ª Semana do Encarcerado. O evento, que ocorreu no Palácio Henrique de La Rocque, bairro Calhau, teve como objetivo mostrar os resultados das atividades desempenhados ao longo dos últimos 19 meses, que ganharam mais visibilidade durante os 15 dias de ações nas unidades prisionais da capital e do interior.

A subsecretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Ana Luísa Falcão, destacou o trabalho integrado desenvolvido pela secretaria. “Ao longo de 15 dias, a integração entre a humanização e a segurança foi de fundamental importância para a efetivação das ações do evento, dentro das unidades. É importante afirmar ainda que essa integração de todos os setores, e do compromisso do Governo do Estado, é que tem contribuído para superarmos problemas que ficaram conhecidos no sistema, em 2013 e 2014”, lembrou a subsecretária.

Na oportunidade, foi falado sobre os resultados obtidos em 15 dias de atividades da Semana do Encarcerado, em unidades prisionais da região metropolitana e do interior do estado. O balanço, divulgado pela secretária de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP) da Seap, Odaiza Gadelha, mostra que os trabalhos ocorreram em 17 cidades do interior, e em São Luís e Paço do Lumiar. O levantamento aponta, ainda, que foram mais de 7 mil presos contemplados, em todo o estado.

“A 17ª Semana do Encarcerado vem dar mais ênfase às atividades que já ocorrem o ano todo, no Sistema Penitenciário do Maranhão”, resumiu Gadelha. Viana, Imperatriz, Timon, Santa Inês, Pedreiras, Itapecuru-Mirim, Davinópolis, Codó, Coroatá, Balsas, Bacabal, Açailândia, Caxias, Chapadinha, Rosário, Porto Franco e Pinheiro foram as cidades do interior atendidas pelo evento.

Bastante diversificada, a programação foi extensa. Palestras; atividades religiosas; exposição de artesanato; práticas esportivas; orientação sobre cadastro de emprego; ação social para retirada de documentação civil; roda de conversas e dinâmicas de grupo, foram algumas das atividades ofertadas aos apenados.

Para finalizar a cerimônia de encerramento do evento, foi passado um vídeo institucional, que mostra as cidades contempladas pela Semana do Encarcerado, que este ano teve como tema “Trabalho e Educação: Pilares para efetivação do processo de reintegração social”.

Estiveram presentes no evento representantes da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, secretários adjuntos e supervisores da Seap; e servidores públicos que prestigiaram a cerimônia de encerramento.

Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen