-->

Duo, o app do Google para videochamadas

Publicidade
Duo, o novo aplicativo de comunicação do Google, foi lançado nesta semana e em pouco tempo se tornou um dos mais populares na Play Store. A ideia é basicamente a mesma do FaceTime, do iPhone: videochamadas simples, tanto para iOS quanto para Android.

O Olhar Digital experimentou o app e atesta: o Duo é realmente muito simples. Após fazer o download, um sistema de autenticação semelhante ao WhatsApp pede que você aceite os termos de uso e digite um código enviado por mensagem SMS.

A partir daí, tudo o que o usuário tem à disposição é uma tela simples, com a imagem da sua câmera frontal e um botão de videochamadas. Tocando no ícone da câmera, abre-se uma lista de contatos baseada na sua agenda telefônica.


Alguns usuários da Google Play disseram que o Duo não estava funcionando bem para os brasileiros, talvez por não conseguir se conectar aos números que não viessem acompanhados do código 55 (Brasil), o código da região e o dígito 9 antes do número de celular.

De fato experimentamos alguns problemas assim que instalamos o app, mas bastou removê-lo e baixar novamente que o Duo passou a funcionar normalmente. A qualidade do vídeo, porém, fica um pouco abaixo do esperado, considerando algumas quedas de bitrate durante a transmissão, o que também depende da velocidade da sua internet.

Nada que chegue a incomodar, porém. Na imagem abaixo, você vê a transmissão de um Moto G de segunda geração (câmera frontal de 2MP, à esquerda) com a de um Zenfone 2 (câmera frontal de 5MP, à direita). As quedas de bitrate só são notadas quando os contatos ou o celular estão em movimento. Assim, estáticos, o que se nota é apenas a qualidade das câmeras, o que não depende do app.

Essa qualidade mais baixa, provavelmente por conta de um método de compressão de dados mais agressivo, ajuda o app a consumir menos do seu pacote de dados, bateria, memória e processamento. Ao contrário de outros aplicativos do gênero, como Hangouts, WhatsApp, Messenger ou Skype, o Duo é leve, rápido e funciona bem até mesmo em smartphones mais antigos.

A única opção que o aplicativo oferece além de videochamadas é a de retornar uma ligação perdida com uma mensagem de texto. Chats completos estão fora por enquanto. Com isso, a experiência de se usar o Duo é semelhante à do FaceTime no iPhone, considerando a diferença na qualidade da imagem.

Outro recurso interessante do Duo é o "Knock Knock", que mostra ao usuário a câmera de quem está chamando sem que essa pessoa veja a sua. Isso permite ver quem está do outro lado da chamada e decidir se aceita ou não com mais facilidade, desde que o seu contato tenha deixado o recurso ligado.

Com todos os prós e contras, o Duo é um aplicativo que cumpre o que promete. Talvez não seja vantajoso baixar um app para videochamadas se você já possuir algum do tipo instalado (como os já citados Messenger, WhatsApp ou Skype). Mas se você não estiver satisfeito com a performance deles em termos de estabilidade, uso de memória e bateria, e também não se importar com uma qualidade um pouco mais baixa na imagem, então o Duo é a melhor opção para ligações em vídeo mais urgentes.

Lucas Carvalho, Olhar Digital
Advertisemen