-->

Aulão em São Luís, Santa Inês e Zé Doca

Publicidade
Domingo de sol remete à praia, diversão e descanso. Mas, para um grupo de 1,2 mil pessoas o dia é de muito estudo. Eles trocaram o lazer pela oportunidade de aprendizado no projeto ‘Aulões do Enem’. A ação do Governo do Estado, realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), promove aulas preparatórias para o Exame do Ensino Médio (Enem). O público interessado em ingressar no ensino superior e que têm a chance de reforço e revisão totalmente gratuitas nas aulas do projeto. Esta é a segunda etapa do programa e a primeira turma na capital. A solenidade de abertura ocorreu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Multicenter Sebrae, na manhã deste domingo (28).

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonathan Almada, parabenizou e deu as boas-vindas à turma. Almada destacou a importância do projeto. “Mais uma vez atestamos o sucesso que é contribuir para a democratização do acesso à universidade. O projeto é completo e chega a todos os maranhenses interessados em alcançar esta formação. São aulas ministradas por uma equipe preparada e o aluno tem todo o suporte para obter êxito. É o Governo do Estado Maranhão oportunizando essa chance a mais maranhenses”, avaliou o titular da Secti.

As imagens do Aulão na lente de Felipe Neiva





Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, a experiência dos Aulões é a oportunidade para muitas pessoas terem acesso a aulas sem qualquer custo e com todo o suporte necessário. “Vejo como mais uma etapa de sucesso na vida dessas pessoas, destes jovens e fico feliz com o compromisso deles em estar aqui num dia de descanso para muita gente. É um instrumento importante que se soma a outras iniciativas do Governo do Estado. Esses alunos vão fazer a diferença no futuro com a chance da formação universitária”, ressaltou.

“Essa oportunidade que o Governo do Estado concede mostra mais esse compromisso com a educação maranhense. O resultado esperado dessa ação é que mais pessoas tenham a chance de cursar o terceiro grau. Daqui eles podem sair muito bem preparados”, ressaltou o deputado Bira do Pindaré, que prestigiou a turma. Integrando o PreUni, os Aulões do Enem iniciaram em julho e já foram realizados em 42 municípios maranhenses.

O projeto tem um formato inovador nas aulas que mantém o aluno atento e interessado, avalia o coordenador pedagógico do grupo de Humanas e professor de Geografia no projeto, Diógenes Moreira. “São muitos temas e diversas matérias e se tratando de uma revisão, estamos tendo foco nas principais questões do Enem. Nossa preocupação é tornar as aulas dinâmicas e melhor compreensíveis para os alunos”, disse. Os municípios Santa Inês e Zé Doca também iniciaram turmas do projeto neste domingo. Um total de 60 municípios serão beneficiados com os aulões até outubro.

Estrutura

Nesta etapa, a inovação é a possibilidade de o aluno reforçar o estudo por meio da plataforma ‘Hora do Enem’, potencializando assim o resultado das aulas presenciais. A ferramenta disponibiliza simulados, vídeos, aulas e pode ser acessada também pelo celular. Os alunos têm ainda acesso ao aplicativo, recebem apostila com o conteúdo das disciplinas do dia e as aulas são ministradas por professores de vasta experiência em cursos pré-vestibulares.

Pela primeira vez a estudante Samaraluz Botão terá a oportunidade de assistir aulas especificas do Enem, sem qualquer custo e em um ambiente favorável. Ela é moradora do Cohatrac e abriu mão da diversão do domingo para se preparar nos estudos. “Esse projeto é uma grande força que o Governo está nos dando. De outra forma, seria mais difícil para mim ter estas aulas. É uma iniciativa muito boa”, disse ela, que vai tentar uma vaga em Nutrição.

Thailson Matos, de 18 anos, que mora na Cidade Operária, se disse feliz em poder participar das aulas. “Quando eu soube que ia ter aqui, não pensei duas vezes. Quero me preparar o quanto puder para fazer bonito na prova do Enem. Essa oportunidade é única e não podia perder”, enfatizou o jovem. A turma teve almoço ao valor simbólico de R$ 2, oferecido pelo Restaurante Popular.

A estudante de Santa Inês, Mariana Aguiar achou muito significativa a iniciativa com o projeto. Ela parabenizou a ação. “Essas aulas vão me ajudar muito. O aulão está sendo superimportante para mim e mostrando que temos potencial e podemos ter muitas oportunidades aqui mesmo na nossa cidade”, pontuou a jovem. Ela e outras milhares de pessoas lotaram as salas em São Luís, Santa Inês e Zé Doca para este primeiro dia de aula da segunda fase do programa. Todos em busca de melhores oportunidades por meio do estudo e apoiados pelo Governo do Estado.

Oportunidade

Os Aulões do Enem têm como foco nos jovens e também adultos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio e pretendem cursar a universidade participando do Enem ou mesmo processos vestibular gerais. Para participar das revisões, os interessados devem se inscrever no site da Secti - www.secti.ma.gov.br. As inscrições serão aceitas também no dia da revisão, bastando que o interessado compareça ao local até meia hora antes do início das aulas.

O cronograma da revisão promove aulas dia 4 de setembro, na disciplina Biologia, pela manhã, e Física, à tarde. Dia 11, Língua Portuguesa e Literatura, pela manhã, e Espanhol, Inglês e Arte, à tarde. Dia 18, Matemática nos dois turnos. E fechando a programação, dia 25, Redação pela manhã e análise das obras literárias, à tarde. As provas do Enem estão marcadas para dias 5 e 6 de novembro.

Sandra Viana
Advertisemen