-->

Astronautas instalam atracadouro para naves privadas

Publicidade
Dois astronautas da Nasa instalaram nesta sexta-feira um novo atracadouro para naves privadas na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a agência espacial americana.

Durante uma caminhada espacial de cinco horas e 58 minutos, o comandante da Expedição 48, Jeff Williams, e a engenheira de voo, Kate Rubins, montaram o primeiro de dois pontos de atraque internacionais (IDA, na sigla em inglês).

"Os IDA serão usados para as futuras chegadas de aeronaves tripuladas comerciais da Boeing e da SpaceX em desenvolvimento sob o Programa Tripulado Comercial da Nasa", afirmou a agência em comunicado.

Astronautas instalam atracadouro para naves privadas
Estação Espacial Internacional recebe voos comerciais. Foto: Reprodução, aventura.com.br
A instalação do atracadouro dará independência à Nasa para chegar à ISS pela primeira vez desde a retirada de sua frota de naves em 2011. Até agora, a agência Espacial dos Estados Unidos dependia das naves russas Soyuz.

"É assombroso que agora tenhamos aberto um novo capítulo na história da Estação Espacial Internacional, habilitando a porta principal para futuros veículos comerciais", declarou Williams em mensagem de rádio.

O novo mecanismo de atraque foi transportado no último mês de junho até a ISS a bordo da cápsula Dragon, da empresa privada SpaceX, com sede na Califórnia.

Segundo a Nasa, os voos comerciais aumentarão "o tempo que as tripulações americanas podem dedicar à pesquisa científica, o que está ajudando a preparar astronautas para missões espaciais mais profundas, incluindo a viagem a Marte".

EFE e Terra

Nota do editor da Aldeia: De fato, a vida imita a arte. Táxi Lunar, composição de Geraldo Azevedo, José Ramalho e José Ramalho no distante ano de 1970 parecia psicodélica para a época. Nada mais real, 46 anos depois.


Advertisemen