-->

Ação em shopping é voltada à saúde cardiopulmonar

Publicidade
A parada cardiorrespiratória, conhecida popularmente como parada cardíaca, é um evento súbito e imprevisível, podendo acontecer a qualquer momento e com qualquer pessoa. Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegarem a um hospital, porém a técnica de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) imediata pode dobrar as chances da vitima sobreviver.

Com a intenção de diminuir o número de mortes por parada cardíaca, foi criado o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, que consiste em um evento social gratuito, realizado em várias cidades do país desde de sua primeira edição em 2014. O evento surgiu da aliança entre a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão (LATE-MA) e o Bernardinomed (Centro de Treinamento Internacional da American Heart Association no Maranhão).

Ação em shopping é voltada à saúde cardiopulmonar
Acadêmicos, no Dia da Reanimação Cardiopulmonar. Foto: Reprodução, Canal Comunicação
Em Imperatriz, existem 5 ligas especificamente do curso de Medicina que compõem a organização do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar na cidade: LAIDA (Liga Acadêmica de Imunopatologia do Ceuma), LACITZ (Liga Acadêmica de Cirurgia de Imperatriz), LUTE (Liga de Urgência, Trauma e Emergência), Neuroliga e LACLIMP (Liga Acadêmica de Clínica Médica de Imperatriz). O evento será realizado pela primeira na cidade, neste sábado (27), no Imperial Shopping.

Cada liga é composta aproximadamente por 15 membros e seus coordenadores médicos. Tendo como sede o campus Bom Jesus, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Juntos, formam a “Equipe Imperatriz” e tem como centro de treinamento o próprio campus, a Associação Médica de Imperatriz, o Hospital Municipal de Imperatriz, o Hospital das Clínicas e o Hospital São Rafael.

De acordo com Leonardo Vaz, membro da organização do evento, o mesmo tem como objetivo levar ao público o conhecimento sobre a técnica de reanimação. “O evento surgiu dessa necessidade de difusão de conhecimentos em Reanimação Cardiopulmonar, tendo em vista que quanto mais pessoas souberem, independente se são profissionais de saúde ou não, mais vidas serão salvas”, afirma.

Durante o evento, os participantes serão acolhidos na área de treinamento onde responderão um rápido questionário, e, em seguida, passam por um circuito com três estações. Na primeira os visitantes terão a disposição um manequim para treinamento da Reanimação Cardiopulmonar em uma pessoa adulta, na segunda receberão uma explicação teórico-prática sobre a utilização do Desfibrilador Externo Automático em adultos e crianças e na terceira terão disponíveis manequins de bebês para treinamento da Reanimação Cardiopulmonar pediátrica e alívio de engasgo. Ao final do circuito, os visitantes receberão um Manual Prático com os “três passos para salvar vidas”.


A ação é gratuita e acontece no primeiro piso do shopping, das 10h às 22h.

Roziane Farias, Canal Comunicação
Advertisemen