-->

Inmeq verifica radares e barreiras na BR-135

Publicidade
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, iniciou, nesta terça-feira (5), a verificação metrológica periódica de radares e barreiras eletrônicas na BR-135.

Nesta primeira fase, trabalhos estão sendo realizados em trechos da BR-135 nos municípios de São Luís, Santa Rita e Matões do Norte. Ao todo, 20 equipamentos serão verificados. Em São Luís, a verificação compreende os trechos do km 02 ao 10, da BR-135, na área do Itaqui-Bacanga.

Técnicos do Inmeq-MA fazem aferição em radares e barreiras na BR-135. Foto: +GovernoMA 
Os radares e barreiras eletrônicas foram instalados e são operados por empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que solicita ao Inmeq-MA a verificação metrológica anual. “Este trabalho visa atestar as condições de uso do instrumento e verificar a exatidão das medições dos radares e barreiras”, observa o presidente do Inmeq-MA, Gilson Lago.

A instalação dos equipamentos visa fazer com que o motorista reduza a velocidade nas estadas do Maranhão onde possuem povoados e cidades, e por consequência, reduzir o número de acidentes. Após a verificação metrológica, o equipamento recebe selo, lacre e o laudo do órgão delegado do Inmetro comprovando que as marcações de velocidade estão corretas.

As velocidades, dependendo do trecho na saída e entrada em São Luís, podem variar de 60 a 80km/hora. Já nos trechos dos municípios de Santa Rita e Matões do Norte as velocidades máximas permitidas são de 50km/hora e 40km/hora, respectivamente. Quem ultrapassar estes limites será multado.

A verificação metrológica desses instrumentos tem caráter obrigatório e deve ser feita anualmente, visando atender ao Regulamento Técnico Metrológico aprovado pelo Inmetro.

+GovernoMA 
Advertisemen