-->

Dia Mundial de Combate ao Câncer, nesta sexta-feira

Publicidade

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará atividades voltadas ao ‘Dia Mundial de Combate ao Câncer’, lembrado nesta sexta-feira (8). As ações acontecerão das 8h às 12h, no Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, referência no tratamento da doença no Estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a alimentação inadequada é considerada a segunda maior causa de câncer, atrás apenas do tabagismo. A nutrição é um aspecto importante a ser levado em consideração não apenas para a prevenção, mas, também, no tratamento de pacientes que já tem a doença.

Visando orientar pacientes e acompanhantes, será realizada uma palestra para alertar quanto aos riscos de uma alimentação inadequada, com muita gordura, sódio, entre outros elementos que podem causar vários tipos de câncer, como mama, próstata, esôfago e estômago.

Além disso, será executado o projeto ‘Dê mais amor: na luta contra o câncer, todo apoio é bem-vindo!’. Há duas semanas, urnas estão espalhadas por várias partes do hospital, onde todas as pessoas que passaram por lá entre acompanhantes, visitantes e funcionários, puderam deixar uma mensagem de incentivo e carinho aos pacientes. Cada pessoa que colocou a mensagem na urna também recebeu uma, contendo dicas de como prevenir o câncer. Nesta sexta-feira, os pacientes do hospital receberão as mensagens. Uma maneira singela de mostrar que eles não estão sozinhos neste momento difícil.

Dados

No Maranhão, segundo o Inca, a estimativa de novos casos de câncer para o biênio 2016/2017 é de 7.660 em homens e mulheres. Nas mulheres, o câncer de colo de útero é o primeiro em número de casos, com 970. Em segundo lugar está o câncer de mama, com estimativa de 650 novos casos. Ainda de acordo com o Inca, nos homens, o câncer de próstata aparece em primeiro lugar, com estimativa de 1.050 novos casos. Em seguida está o câncer de estômago, com estimativa de 240 casos.

Serviço:

O quê: Atividades pelo ‘Dia Mundial de Combate ao Câncer’
Quando: Sexta-feira (8), das 8h às 12h
Onde: Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho – Praça Neto Guterres, nº 02, Madre Deus
Contatos: Assessoria de Comunicação da SES – 3218.8731, 99140.9803 (Aurilene Alencar) ou 99119.4902 (Vanessa Ribeiro). Assessoria de Comunicação da Emserh – 99105.5518 (Luana Melo) ou 98202.5522 (Flávia Batista)
Porta-Voz: Igor Nunes, nutricionista

+GovernoMA 
Advertisemen