-->

OAB cobra imparcialidade: TC aponta arma para o cabo e entra pelo cano

Publicidade

Comitiva da OAB/MA está em Bacabal para acompanhar caso do Comandante que apontou arma para Cabo da PM

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, Thiago Diaz reuniu-se com o coronel Heron Santos, corregedor da Polícia Militar do Maranhão, para cobrar imparcialidade do órgão da PM na apuração dos fatos que envolveu um coronel da Polícia Militar em Bacabal ao ameaçar com um revolver um cabo em companhia do seu advogado.

Comitiva da OAB

Comitiva da OAB
Comitiva da OAB que seguiu para Bacabal. Foto: Blog do Walney Batista
Após a reunião, a comitiva formada pelo presidente da OAB/MA, o vice-presidente Pedro Augusto Souza de Alencar, que também é presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA, os conselheiros Federais, Charles Diaz e Luis Augusto Guterres, o Conselheiro Estadual, Flávio Henrique Matos, e a Tesoureira Deborah Cartagenes seguiram para a cidade de Bacabal para manifestar total apoio aos envolvidos na violação das prerrogativas perpetradas naquela cidade. “O advogado é inviolável no exercício da profissão. O ataque praticado contra o advogado e o seu constituinte atinge a todos os advogados bem como o próprio Estado de Direito”, enfatizou o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz. “Exigimos imparcialidade e aplicação das medidas administrativas e penais cabíveis”, complementou Pedro Alencar.



Comissão em Defesa das Prerrogativas

Até o final do mês de janeiro, deverão ser empossados os presidentes das diversas Comissões que integram a OAB/MA. Entre elas, a de Defesa das Prerrogativas, que tem como atribuição defender os direitos dos advogados no exercício da profissão, assegurando-lhes o acompanhamento efetivo nos casos em que estejam sendo obstruídos na atividade profissional ou sofrendo algum constrangimento por parte de membros do Judiciário, Ministério Público, ou de qualquer instituição da esfera pública ou privada.

Tenente-coronel aponta arma em seu gabinete. Foto: Youtube
O desrespeito ao advogado foi um tema presente durante a campanha do presidente eleito Thiago Diaz. Ao percorrer vários municípios maranhenses, inclusive Bacabal, durante período pré-eleitoral, ficou evidente que um dos grandes desafios enfrentado pelo profissional no interior é o direito de exercer a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia, sem temor. Para reverter essa situação, a nova gestão da OAB/MA tem como plano de ação a profissionalização por meio de concurso e estruturação da comitiva de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA “com fins de atuar de maneira rápida e eficiente, garantindo fazer valer os direitos e as garantias dos advogados e auxiliá-los sempre que tiverem seus direitos afrontados no exercício profissional”, finalizou Thiago Diaz.

Saiba mais na postagem de Sérgio Matias, blogueiro de Bacabal e reproduzida por Walney Batista:
Comandante da PM de Bacabal perde o controle e aponta arma para policial

Walney Batista
Advertisemen