-->

Portal se adapta a telas de smartphones e tablet

Publicidade
O portal da Prefeitura de São Luís - www.saoluis.ma.gov.br - está mais moderno e fácil de navegar com as mudanças implantadas pela Secretaria de Tecnologia e Informação (Semit). O site agora é responsivo, ou seja, sua aparência, estrutura e disposição se adaptam ao tamanho da tela de qualquer dispositivo, seja ele smartphone, tablet, computadores ou televisão.
Foto: A. Baêta
Foto: A. Baêta
A informação foi repassada durante a apresentação dos projetos executados pela Semit a gestores municipais em reunião realizada nesta terça-feira (15) no auditório do Palácio de La Ravardiere. A alteração acompanha às mudanças da sociedade que, a cada dia, tem acessado a internet por meio de diferentes equipamentos.

Além desta novidade, o site ganhou um código semântico que garante a deficientes visuais a possibilidade de acesso ao conteúdo disponível no portal. A partir de agora, uma palavra-chave associada a todo o conteúdo do site - texto, imagem ou vídeo - permitirá que este seja descrito sonoramente. Assim ao utilizar um computador ou outro equipamento adaptado, um deficiente visual poderá ouvir o que está aparecendo na tela.

Segundo a titular da Semit, Tati Lima, a Prefeitura de São Luís está muito avançada em relação a transparência e a ferramentas digitais. "Já estamos sendo premiados por causa deste avanço. Cumprimos uma das diretrizes de governo do prefeito Edivaldo, levar inovação constante, melhorias continuas com o principal foco no cidadão", destacou ela durante a reunião.

Tati Lima explica que a Semit busca sempre colocar à disposição da população uma maior gama de serviços on-line. "À medida em que as pessoas tenham conhecimento do que está acontecendo, elas podem entender melhor a Prefeitura e podem usufruir mais dos serviços públicos via internet", destacou a secretária.

Geo São Luís

Durante a apresentação das mudanças do site foi anunciado outro dispositivo para facilitar a utilização dos serviços disponibilizados pela Prefeitura: o Geo São Luís. O software permite que a população tenha acesso a informações sobre a localização de programas ou projetos que são realizados pela gestão municipal.

O dispositivo poderá ser acessado por meio de um link disponível no site da Prefeitura e receberá atualização constante das secretarias. "Com o Geo São Luís, o cidadão, no seu smartphone, pode digitar – por exemplo, se morar no Anjo da Guarda – o nome do bairro e descobrir quais os serviços públicos municipais que são desenvolvidos ali perto, como posto de saúde, escola e também programas sociais", explicou o coordenador de Documentação e Normatização da Semit, Rogério Rodrigues.

Nota do editor: Desde o início do ano que as páginas da Aldeia TI, mantenedora deste Portal, são responsivas, ou seja, respondem ao modo como o leitor noas acessa.
Advertisemen