-->

Vila Favela destaca Crime News

Publicidade
O contexto atual das redes sociais e as facilidades do mundo digital permitem que as comunidades, e seus diversos projetos, tenham perfis e páginas para divulgar informações consideradas relevantes para o morador da favela. Mas um tema específico e complexo chamou a atenção dos criadores do blog Crimes News: as facções criminosas das favelas cariocas. O blog existe desde 2010 e aborda assuntos ligados à temática do tráfico de drogas.

Crime News

Seu fundador, identificado por MG, é interessado pelo tema desde 2002, quando o Rio de Janeiro teve a atenção máxima da mídia, em função de uma rebelião no Complexo Penitenciário do Gericinó (Bangu 1). Na ocasião, os traficantes do Comando Vermelho, liderados por Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, assassinaram Ernaldo Pinto de Medeiros, vulgo Uê, líder do Terceiro Comando e desafeto de Beira-Mar. Desde então, MG estuda o comportamento e as articulações das facções criminosas e hoje, com 26 anos, escreve diariamente no site.

O surpreendente é que o Crimes News não está ‘localizado’ no Rio de Janeiro, pois MG mora em São Paulo. Ele atualiza o blog com o apoio de colaboradores que vivem nas favelas cariocas e escreve todas as reportagens, com riqueza de detalhes, utilizando dados e fotos que chegam via e-mail, blogs e redes sociais.

Além de abordar assuntos atuais, o blog faz uma análise contextualizada, apresentando uma série de acontecimentos mais antigos que levaram aos fatos recentes. Assim, não apenas mantém informados os moradores daquele local, mas também explica todo o contexto da informação.

A quantidade e a precisão das informações são explicadas porque o blog é uma mídia independente, sem a visibilidade das mídias tradicionais. Os colaboradores de MG não se sentem tão expostos quando comentam sobre o que acontece nas favelas, o que não aconteceria se fosse com outros veículos de mídia mais conhecidos. “Não existe público especifico, apenas interessados em entender a criminalidade das facções do RJ”, conta MG, em entrevista ao Viva Favela, por e-mail.

Parceria

Além do blog Crimes News e suas redes sociais, há uma página no Facebook que divulga informações semelhantes às de MG: a página Paz no Rio (PNR). As duas páginas dialogam entre si, não apenas pela similaridade no assunto, mas também pelo fato de uma mencionar a outra em diversas situações.

A proximidade entre o blog e a fanpage é tanta que muitas vezes o conteúdo é compartilhado. Atualmente, os dois têm sido utilizados, também, como fonte de apuração para grandes veículos, como os jornais Extra e O Dia. Mesmo usando o material alheio em seus sites, os jornais não têm o costume de citar a fonte, para descontentamento de seus administradores e seguidores.

No início do mês, a página PNR ficou três dias sem atualizações, devido a denúncias feitas à administração do Facebook. Os motivos não foram explicados, mas especula-se que a visão negativa da página é causada pelo excesso de imagens chocantes publicadas (como fotos de pessoas baleadas), ou por revolta de alguns traficantes.

Viva Favela
Advertisemen