-->

Dança da Madrugada e Luta Corporal em noite de apresentações

Publicidade
Um dos pontos altos das apresentações da noite desta terça-feira, 27, na arena dos jogos, foi a luta corporal Huka Huka, praticada pelos guerreiros Kuikuro do alto Xingu, no Pará.
Foto: Valério Zelaya
Foto: Valério Zelaya
Na competição, dois guerreiros entram em luta corporal, sendo que o vencedor é o que conseguir pegar na perna do seu oponente ou derrubá-lo. Participaram das apresentações os povos Kuikuro e kaigang, sendo que os primeiros venceram a competição.

Outra apresentação que chamou também a atenção do foi a da tribo Borôro, que significa gente, pessoa. Durante a luta, dois chefes lutam no centro da arena, representando dois grandes clãs e quatro subclãs, e as mulheres representam as donas da casa e mandam na organização social.

Já os povos Kaigang ou Guayanás apresentaram um jogo em que os competidores devem tentar pegar um chocalho que fica no centro da roda, protegidos pelos jogadores.

No final da noite, os povos Paresi, com seus coloridos, apresentaram a dança da madrugada e em seguida um grupo de músicos, do Panamá, apresentou a banda Bahawá.

Márcio Greick, Portal Sudeste
Advertisemen