-->

Software permitirá maior controle da produção agropecuária

Publicidade
Rita Matos

São Luís, MA. Médicos veterinários, agrônomos, técnicos administrativos e agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) participaram de treinamento sobre o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), um software que vai permitir aos técnicos da Aged-MA controlar os registros de trânsito animal e vegetal e gerenciar o quantitativo e a movimentação de todo o rebanho maranhense.

Para o presidente da Aged-MA, Sebastião Anchieta Filho, a implantação do sistema informatizado é o primeiro passo para intensificar o controle da movimentação do rebanho e a eficácia na Vigilância Epidemiológica. “É importante registrar que o Siapec trará benefícios ao Sistema de Atenção Veterinária, pois as informações serão geradas com maior agilidade e eficiência e serão consolidadas em um sistema único, garantindo maior confiabilidade dos dados disponibilizados”, explicou.

O treinamento foi ministrado pelo analista de sistemas Sylvio Maggessi, da SM Soluções para Gestão da Informação, que abordou os principais módulos do sistema, tais como: cadastros básicos, cadastramento de proprietários, produtores, arrendatários, cadastro de exploração pecuária, revendas agropecuárias, estabelecimentos, veterinários, cadastros de vacinas e campanhas de vacinação, emissão da guia de trânsito animal, além de cadastros da área vegetal, de inspeção e fiscalização, CAR (cadastro ambiental rural), dentre outros.

Os médicos veterinários, agrônomos, técnicos administrativos e agropecuários que participaram do treinamento serão multiplicadores do sistema para os demais funcionários da Aged-MA. Por meio do Siapec, será possível integrar os trabalhos de defesa animal e vegetal com outras Agências de Defesa Agropecuária, o que atende a uma exigência do Ministério da Agricultura, em função da atual condição do Maranhão, como estado livre da febre aftosa com vacinação (Recadastramento Internacional).

Também participaram do treinamento técnicos de outras instituições ligadas à pesca e aquicultura no Maranhão. A Aged-MA é subordinada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima). O Siapec também vai permitir o cadastro dos produtores e das propriedades rurais do estado.
Advertisemen